O que é EPOC e quais fatores contribuem para o efeito EPOC?
Índice
- O que é EPOC e quais fatores contribuem para o efeito EPOC?
- O que é o efeito EPOC?
- Como calcular o EPOC?
- Quais as implicações do EPOC para o exercício e a recuperação?
- Como otimizar a queima de gordura corporal?
- O que é efeito eBook?
- Quais fatores que contribuem para o excesso de consumo de oxigênio Pós-exercício?
- Como se comporta o consumo de o2 após o exercício?
- Quando o sistema aeróbio está no máximo de consumo de oxigênio e precisa de mais energia para continuar o exercício O que acontece?
- O que ocorre com o consumo de oxigênio no início durante e término de um exercício?
O que é EPOC e quais fatores contribuem para o efeito EPOC?
O consumo extra de oxigênio pós-exercício (EPOC) representa um gasto energético adicional àquele que ocorre durante o exercício, por isso, tem sido medido durante várias horas após a prática de diferentes exercícios.
O que é o efeito EPOC?
Tudo por causa do efeito Epoc, sigla em inglês para consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Funciona assim: toda vez que você faz atividade física, gera um estresse no organismo, que precisa acionar uma série de mecanismos para se reestabelecer. Só que essa atividade não cessa assim que o treino acaba.
Como calcular o EPOC?
Para determinação do EPOC, foi feito o cálculo da subtração do valor pós-exercício pelo valor pré-exercício, ao final de cada minuto da coleta após a sessão de treinamento. Durante a coleta do consumo de oxigênio na condição de repouso, o valor médio obtido entre o 17º. e o 20º. minuto foi de 3,1 ml/Kg.
Quais as implicações do EPOC para o exercício e a recuperação?
total com o exercício aeróbio O EPOC aumenta linearmente com a duração do exercício(10). Porém, a intensidade do exercício parece afetar tanto a magnitu- de quanto a duração do EPOC; já a duração do exercício afeta apenas a duração do EPOC(12).
Como otimizar a queima de gordura corporal?
Notícias relacionadas
- Cardio. Os exercícios cardiovasculares são cruciais para manter o metabolismo em pleno funcionamento. ...
- Coma o café da manhã ...
- Coloque os exercícios físicos na agenda. ...
- Não pule refeições. ...
- Desestresse. ...
- Garanta a queima de calorias. ...
- Boquinha antes de deitar. ...
- Coma grãos integrais.
O que é efeito eBook?
Um fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre os usuários de ereaders – o que o autor do blog An American Editor chama de “Efeito eBook”. Aqueles que entram para o mundo digital passam a ler e comprar mais títulos do que quando consumiam apenas livros impressos.
Quais fatores que contribuem para o excesso de consumo de oxigênio Pós-exercício?
Dois fatores têm sido atribuídos ao fato de o exercício resistido produzir maior EPOC. O primeiro fator refere-se às respostas hormonais que podem alterar o metabolismo, especificamente catecolaminas, cortisol e GH(33-34).
Como se comporta o consumo de o2 após o exercício?
Essa demanda energética durante o período de recuperação após o exercício é conhecida como consumo excessivo de oxigênio após o exercício (EPOC), e esse consumo é uma das variáveis que pode influenciar no processo de perda de peso, aumentando o gasto calórico total.
Quando o sistema aeróbio está no máximo de consumo de oxigênio e precisa de mais energia para continuar o exercício O que acontece?
Durante o exercício físico aeróbio (caminhadas, corridas, nado, ciclismo) o fluxo do sangue aumenta cerca de 5 vezes mais que no repouso. Evidentemente, quanto maior for a intensidade/velocidade e duração dos movimentos corporais contínuos , maior será a metabolização dos substratos energéticos.
O que ocorre com o consumo de oxigênio no início durante e término de um exercício?
Então, em consumos elevados de oxigênio, os músculos extraem a maior parte (mas não o total) do oxigênio a eles fornecido. O consumo máximo de oxigênio durante os exercícios podem ser potencialmente limitados por diversos fatores, que podem ser patológicos ou mesmo psicológicos.