O que deve ser considerado quando se faz um projeto de peças a serem fundidas?

Índice

O que deve ser considerado quando se faz um projeto de peças a serem fundidas?

O que deve ser considerado quando se faz um projeto de peças a serem fundidas?

O projeto de uma peça a ser fundida deve levar em conta os fenômenos que ocorrem durante a solidificação tal como contração de solidificação, estrutura dendrítica, tensões de resfriamento e espessura das paredes (paredes muito finas não são preenchidas pelo metal líquido no molde).

Quando e como ocorre a contração dos metais durante o processo de solidificação?

Contração de solidificação: Ocorre devido a variação de volume durante a mudança do estado líquido para o sólido. Contração sólida: Ocorre devido a variação de volume já no estado sólido, ou seja, da temperatura de fim de solidificação até a temperatura ambiente.

Como ocorre a segregação de impurezas durante o processo de solidificação dos metais?

A segregação gravimétrica tende a ocorrer quando a composição química da liga é tal que, durante a solidificação formam-se fases sólidas com densidades muito diferentes. Durante a solidificação em ferros fundidos nodulares, forma-se primeiro a grafita (baixa densidade) no metal líquido (maior densidade).

Qual a diferença entre peça molde e modelo?

Os modelos são usados para dar forma ao fundido quando o molde utilizado é do tipo não permanente (geralmente de areia). ... Os moldes, por sua vez, são o negativo da peça a ser produzida e o tipo de material com que são feitos depende do processo que será utilizado.

Quais os aspectos técnicos que devem ser observados no projeto e execução de peças fundidas?

  • detalhes técnicos: *Plano de Divisão;
  • *Ângulo de Saída; *Raios de Arredondamento;
  • *Acréscimo de Usinagem; *Acréscimo de Contração;
  • *Outros específicos. (Marcação de macho, emplacamento, sistema de enchimento e.

Quais são os objetivos e as etapas do controle de qualidade de peças fundidas?

Conheça os principais métodos de controle de qualidade na fundição e os objetivos de cada um deles.

  • Inspeção visual e dimensional. ...
  • Exame metalográfico. ...
  • Ensaios mecânicos. ...
  • Ensaio por ultrassom. ...
  • Teste de impacto. ...
  • Teste de líquido penetrante. ...
  • Radiografia industrial. ...
  • Teste de partículas magnéticas.

Como ocorre o processo de solidificação dos metais?

Solidificação de uma forma simples é a mudança de fase de líquido para sólido. ... Seu tamanho depende, além de outros fatores, da taxa de resfriamento do metal líquido. Quanto mais lento for o metal, o grão de tamanho de maior é formado e vice-versa.

Como ocorre a solidificação dos metais explique falando sobre a formação dos grãos?

Como a solidificação se dá da parede do molde para seu interior, à medida que o calor é retirado do sistema, os grãos da microestrutura do sólido formado são, colunares, longos, estreitos e perpendiculares à parede do molde. Os grãos, de modo geral, não se formam de maneira homogênea e instantânea.

Quais características um molde deve ter?

4.1.1 MODELO. O modelo será utilizado para construir o molde sendo uma peça padrão. Deve ser escolhido um material de fácil para sua obtenção e fácil usinagem e deve ser levado em conta o tamanho e geometria idêntica da peça que se deseja fabricar.

Por que os moldes são feitos em areia verde?

Moldes compostos em areia seca, por exemplo, permitem um acabamento superficial e são mais permeáveis do que os de areia verde. Já os moldes em areia verde são mais acessíveis, pois se tratam de areia silicosa, argila e água. Em ambos os casos, após confeccionadas as cavidades dos moldes, o metal irá vazar no interior.

Como remover a areia verde do desmoldador?

Uma vez terminado o processo de resfriamento, o fundido é removido do molde areia verde no desmoldador, e assim se obtém a peça bruta. Parte da areia usada na fundição quando se compacta no molde areia verde pode ser reutilizada novamente no processo de moldagem, visando o melhor para o meio ambiente.

Como fazer um molde de areia?

Ela é peneirada e volta para o processo. Outros processos de fundição também utilizam moldes de areia, mas o mais comum é o processo por gravidade, por ser também o mais barato. Nesse processo, confecciona-se um modelo que pode ser de madeira, coloca-o em uma caixa com areia deixando-se dois canais, o de vazamento e o de alimentação.

Como é feita a moldagem com areia?

No processo de moldagem com areia é reaproveitada cerca de 98% da areia utilizada. Ela é peneirada e volta para o processo. Outros processos de fundição também utilizam moldes de areia, mas o mais comum é o processo por gravidade, por ser também o mais barato.

Postagens relacionadas: