Como o Proantar funciona?
Índice
- Como o Proantar funciona?
- Quais são os profissionais que trabalham na missão Proantar?
- Qual é o principal objetivo do projeto Proantar?
- Como participar do Proantar?
- Qual era o objetivo da primeira expedição oficial do Brasil a Antártida?
- Qual a importância do Brasil no processo de pesquisas desenvolvidos na Antártida?
- Quais as atividades que o Brasil desenvolve na Antártida qual a instituição brasileira responsável pelo Programa Antártico Proantar )?
- Como ir para a Antártida trabalhar?
- Que tipo de Ocupações existem na Antártida e qual a sua finalidade *?
- O que é o Tratado Antártico e qual o seu objetivo?
Como o Proantar funciona?
Criado em 1982, o PROANTAR tem por objetivo a promoção de pesquisa científica diversificada e de alta qualidade na região antártica, com a finalidade de compreender os fenômenos que ali ocorrem, que tenham repercussão global e, em particular, sobre o território brasileiro, respaldando, assim, a sua condição de Membro ...
Quais são os profissionais que trabalham na missão Proantar?
O Grupo-Base da Estação Antártica Brasileira
Vagas | Função dos Membros do Grupo-base |
---|---|
1 | Fiel de Embarcações |
1 | Encarregado de Embarcações |
1 | Ajudante do Encarregado de Embarcações |
1 | Cozinheiro |
Qual é o principal objetivo do projeto Proantar?
O Brasil é um dos 29 países que são membros consultivos do Sistema do Tratado da Antártica e, para manter esse status, precisa desenvolver pesquisa científica na região. O principal objetivo do Proantar é promover pesquisa para entender os impactos da região, principalmente sobre o Brasil.
Como participar do Proantar?
Os interessados em participar do concurso devem enviar um vídeo com duração de um a três minutos, que ressalte a importância das atividades do Brasil na Antártica com foco nos aspectos políticos, ambientais, econômicos e sociais do país. O participante deve ainda indicar um professor, orientador do trabalho.
Qual era o objetivo da primeira expedição oficial do Brasil a Antártida?
A operação, que inaugurou o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), tinha como objetivo o reconhecimento hidrográfico, oceanográfico e meteorológico da área onde seria instalada a futura Estação Antártica Comandante Ferraz, no noroeste do continente.
Qual a importância do Brasil no processo de pesquisas desenvolvidos na Antártida?
Estudo mostra a importância da participação brasileira na Antártica. Formulação de medicamentos, desenvolvimento de novos pesticidas e herbicidas, fabricação de produtos como protetores solares. Esses são alguns dos avanços científicos que as pesquisas realizadas na Antártica já proporcionaram.
Quais as atividades que o Brasil desenvolve na Antártida qual a instituição brasileira responsável pelo Programa Antártico Proantar )?
O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) é um programa do governo brasileiro gerido pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), que tem presença no continente da Antártida e no oceano Austral ou Antártico. O PROANTAR coordena a pesquisa e o apoio operacional para a pesquisa na região.
Como ir para a Antártida trabalhar?
As candidaturas à Expedição Antártica podem ser feitas numa página própria, através do preenchimento de um formulário. Os participantes devem ter mais de 18 anos, estar disponíveis para viajar para o Chile e para a Antártica a partir de novembro até dezembro de 2019, para realizar trabalho voluntário.
Que tipo de Ocupações existem na Antártida e qual a sua finalidade *?
Resposta: A maior parte da população que habita na antártica são os pinguins, que suportam tal baixa temperatura. Existem cerca de 4000 humanos que vivem lá, e a ocupação de todos são ser cientistas, existem 45 países que tem permissão para estudar cientificamente a antartida, entre eles o Brasil.
O que é o Tratado Antártico e qual o seu objetivo?
O Tratado da Antártica foi assinado em Washington, em 1º de dezembro de 1959. A partir desse Acordo, os países que desenvolvem atividades na Antártica se comprometem a dialogar sobre o uso do continente, com o propósito de preservá-lo e de não permitir que se torne objeto de discórdia internacional.