O que é o Programa Saúde da Família e como funciona?

Índice

O que é o Programa Saúde da Família e como funciona?

O que é o Programa Saúde da Família e como funciona?

O Programa Saúde da Família (PSF) é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de oferecer a atenção básica/primária de forma mais resolutiva e humanizada, sendo fundamental à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma reflexão mais ampla a respeito do processo saúde/ ...

Como funciona estratégia da Saúde da Família?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realizade local e das necessidades de sua população.

Qual o objetivo do Programa Saúde da Família?

O objetivo do PSF é a reorganização da prática assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças e no hospital.

Como se apresenta o Programa Saúde da Família?

Com base nessas premissas, o Programa Saúde da Família representa tanto uma estratégia para reverter a forma atual de prestação de assistência à saúde como uma proposta de reorganização da atenção básica como eixo de reorientação do modelo assistencial, respondendo a uma nova concepção de saúde não mais centrada ...

O que é atenção básica à Saúde da Família?

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o ...

O que significa a implantação do PSF?

O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. ... O Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais.

Qual a importância da Saúde da Família?

A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica.

Qual o papel do médico na ESF?

Em primeiro lugar, além de realizar consultas clínicas na unidade, o médico que atua na ESF deve realizar consultas também nos ambientes da comunidade e nos domicílios dos pacientes, quando necessário.

Quais são as principais características da Estratégia Saúde da Família?

Valorização dos diversos saberes e práticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, possibilitando a criação de vínculos de confiança com ética, compromisso e respeito; Promoção e estímulo à participação da comunidade no controle social, no planejamento, na execução e na avaliação das ações; e.

Qual a necessidade da Saúde da família?

DESENVOLVIMENTO Na década de 90 a necessidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) juntamente com o desenvolvem-no do Sistema Único de Saúde o SUS, causou uma busca pela construção de algum modelo de assistência a saúde que buscasse ampliar o conceito de saúde e da sua integralização.

Como funciona a unidade de saúde da família?

A unidade de saúde da família está vinculada à rede de serviços da atenção básica do setor saúde, de forma que seja garantida atenção integral aos usuários, assegurando os encaminhamentos para os serviços de referência e contra-referência aos níveis de média e alta complexidade. (COSTA, 2004).

Qual a atuação dos profissionais de saúde da família?

A atuação dos profissionais de saúde da família vai muito além de fornecer consultas e um atendimento protocolar. Cabe à junta multidisciplinar, também, a realização de campanhas de prevenção, ações de promoção e recuperação de agravos, além da reabilitação de doenças frequentes na região.

Qual a equipe de saúde de uma família?

Desenvolvendo ações de saúde partindo de uma equipe de saúde, que trabalhasse com o cadastramento e acompanhamento da população em determinada área. A equipe de saúde da família deve ser formada por um médico de família, um enfermeiro, uma auxiliar de enfermagem, além de quatro a seis agentes comunitários de saúde.

Postagens relacionadas: