Como funciona o seguro de obra?

Índice

Como funciona o seguro de obra?

Como funciona o seguro de obra?

O seguro de obra tem o mesmo objetivo que outras formas de seguro, como o de automóveis, de casa e de vida. A ideia é que se algum imprevisto comprometer a obra, a seguradora tem os recursos financeiros para cobrir o prejuízo.

Como funciona o seguro de obra da caixa?

Mas como funciona? O seguro obra começa a ser cobrado após a assinatura do contrato com a instituição financeira ou banco. O pagamento da taxa termina junto ao fim da obra, na entrega da chaves do seu imóvel. ... Ou seja, o seguro obra pode alcançar o valor de 100% da sua parcela de financiamento.

Quem paga o seguro da obra?

A construtora paga o seguro daquela obra e tem um valor de “resgate e cobertura”, ou seja, existem equipamentos que serão substituídos, valores para reparos e outros detalhes específicos que variam de acordo com o seguro contratado.

Como é calculado o seguro obra?

A taxa de evolução de obra custa, em média, 2% sobre o valor da casa ou apartamento e é cobrada ainda na fase de edificação. Por que ela é cobrada? A taxa ajuda a custear as cifras das obras e também serve para amortizar o saldo final do preço do imóvel.

O que cobre o seguro de obra?

O Seguro de Obras Civis em Construção garante cobertura contra acidentes de origem súbita e imprevista, dos quais possam resultar danos ou destruição das obras de Engenharia Civil, dos equipamentos e/ou das máquinas utilizadas na construção, durante o período da obra.

O que um seguro de obra cobre?

O Seguro de Risco de Engenharia cobre, danos às obras (imóveis e demais infra-estrutura em construção) e aos equipamentos utilizados. ... Existem três modalidades do Seguro de Risco de Engenharia. Essas modalidades são: obras civis em construção (OCC), instalação e montagem (IM) e quebra de máquinas (QM).

Como é cobrada a taxa de evolução de obra?

A taxa de evolução de obra é cobrada para evitar atraso na entrega do imóvel pela construtora. A instituição financeira repassa o valor arrecadado à empresa, e esse repasse funciona como uma pressão às construtoras inadimplentes com a Caixa. Seu valor fica, em média, em 2% do valor do imóvel.

É obrigatório pagar o seguro obra?

A cobrança da taxa de obra é legal quando é claramente descrita no contrato de compra e venda do imóvel. Ou seja, se o comprador assinou o contrato, não pode se negar a pagá-la.

O que o seguro de obra cobre?

De forma geral, o seguro de obra abrange, principalmente, incêndios, roubo, furto qualificado, intempéries (como vendavais e inundações, por exemplo), erros de execução (desde que não sejam decorrentes de falhas no projeto), danos resultantes do uso de material defeituoso ou inadequado, entre outros.

Qual a cobertura do seguro de obras?

No entanto, para outras modalidades de obras, as seguradoras realizam vistoria e normalmente solicitam documentos como contrato de execução da obra, memorial descritivo, cronograma físico/financeiro e o projeto da obra. O seguro de obras pode contar uma grande gama de coberturas de acordo com a modalidade do empreendimento e da situação desejada.

Qual é o melhor seguro de obras?

Atenção na escolha do seguros de obras. Antes de qualquer decisão, é necessário entender qual é o melhor seguro de obras do mercado. Destaque seus custos, suporte junto ao segurado e o que elas oferecem em seus pacotes de serviços. Caso você não saiba por onde começar ou não tenha muito tempo disponível, consulte um especialista em seguros.

Como definir o valor do seguro de obra?

Para definir o valor da cobertura você precisa fazer uma análise de risco do seu projeto junto a seguradora. Essa a forma mais sensata de escolher as características do seu seguro de obra. Se você quiser mais tranquilidade ainda, deixe que uma corretora faça isso por você. O custo benefício vale muito a pena.

Como contratar um seguro de construção civil?

Mesmo com muito planejamento, projetos de construção civil são marcados por imprevistos e erros que aparecem ao longo das obras. Por isso, a contratação do seguro é uma garantia que protege o empreendimento sendo construído, os funcionários e a própria construtora de gastos extras e prejuízos.

Postagens relacionadas: