Como funciona Programa Aprendiz Legal?
Índice
- Como funciona Programa Aprendiz Legal?
- Como um jovem pode participar do Programa Aprendiz Legal?
- Quem pode fazer o Aprendiz Legal?
- Como funciona o processo seletivo de menor aprendiz?
- Quando o Programa Aprendiz Legal foi criado?
- Quais as regras para contratar Jovem Aprendiz?
- Quem não pode ser Jovem Aprendiz?
- Quais os critérios para ser um Jovem Aprendiz?
- Quanto tempo demora o processo seletivo de Jovem Aprendiz?
- Quem pode ser Aprendiz Legal?
- Quais são as competências do Aprendiz Legal?
- Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
- Qual a jornada do aprendiz?
Como funciona Programa Aprendiz Legal?
O Aprendiz Legal propõe uma gestão compartilhada: o orientador do aprendiz na empresa e o empresário podem participar efetivamente do programa, acompanhando on line o desenvolvimento do jovem e apontando para a instituição formadora o que deve ser ajustado.
Como um jovem pode participar do Programa Aprendiz Legal?
Quem pode participar? Os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos (exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade) e estar cursando ou ter terminado o Ensino Básico/Médio.
Quem pode fazer o Aprendiz Legal?
Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.
Como funciona o processo seletivo de menor aprendiz?
Vaga de jovem aprendiz: como conseguir a sua?
- Para conseguir uma vaga para jovem aprendiz você deve passar por cinco etapas de seleção, que vão desde análise de currículo até a entrevista individual. ...
- No site VAGAS.com.br, você pode dar uma busca por “jovem aprendiz” para encontrar diversas oportunidades.
Quando o Programa Aprendiz Legal foi criado?
O projeto Aprendiz Legal foi criado pela Fundação Roberto Marinho, com base na Lei Federal 10.097 /2000, que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar de 5% a 15% de aprendizes, consideradas...
Quais as regras para contratar Jovem Aprendiz?
Quem pode ser jovem aprendiz?
- tenham entre 14 e 24 anos, exceto no caso de portadores de deficiência;
- estejam cursando o ensino fundamental, médio ou já tenham concluído o ensino médio;
- sejam portadores de deficiências de qualquer idade.
Quem não pode ser Jovem Aprendiz?
O programa Jovem Aprendiz, como dito, abarca adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Mas só pode participar quem esteja cursando a escola regular, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental, e matriculado em uma instituição de ensino técnico-profissional conveniada com a empresa.
Quais os critérios para ser um Jovem Aprendiz?
Quem pode ser jovem aprendiz? Para participar do programa é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio. Estudantes de escolas públicas podem ter preferência na seleção e a frequência e o desempenho escolar também podem ser diferenciais no processo de recrutamento.
Quanto tempo demora o processo seletivo de Jovem Aprendiz?
15 dias em média.
Quem pode ser Aprendiz Legal?
Podem ser aprendizes jovens entre 14 e 24 anos, que estejam matriculados e frequentando a escola, caso não tenha concluído a educação básica. O programa está presente em 26 estados e conta com mais de 1.000 instrutores Mais de 120.000 jovens contratados no Aprendiz Legal em todo país atualmente.
Quais são as competências do Aprendiz Legal?
Os conhecimentos, valores e princípios inseridos no currículo do Aprendiz Legal visam o desenvolvimento de competências que tornarão o aprendiz mais autônomo e pró-ativo. A avaliação também é por competências: indicadores específicos orientam os educadores na observação do desempenho de cada aprendiz.
Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
Como funciona o programa jovem aprendiz? Aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo também capacitação específica na área em que esteja empregado. A legislação determina que médias e grandes empresas tenham de 5% a 15% de seus funcionários como aprendizes. O jovem pode trabalhar, no máximo, dois anos como aprendiz.
Qual a jornada do aprendiz?
A jornada do aprendiz é de seis horas diárias, podendo chegar a oito horas, no máximo, se já tiver terminado o ensino fundamental e nesse tempo for computado as horas de aprendizagem teórica. Não pode fazer hora extra nem trabalho noturno, entre 22h e 5h.