Como funciona o sistema de sprinklers?
Índice
- Como funciona o sistema de sprinklers?
- O que ativa o sprinkler?
- Como funciona o sistema de chuveiros automáticos?
- Quando os sprinklers são exigidos?
- O que é o sistema SPK?
- Quais os tipos de sprinkler?
- Como ativar um sprinkler?
- Como posicionar sprinkler?
- Quais os tipos de sistemas de chuveiros automáticos?
- Quais são as 3 três funções básicas de um sistema de chuveiros automáticos sprinklers )?
Como funciona o sistema de sprinklers?
Ele consiste em uma armadura, que está conectada a um encanamento de água e pressão. Talvez você nunca tenha visto, mas no sprinkler tem um cápsula de vidro com um líquido dentro. Quando a temperatura eleva essa cápsula, que serve como sensor, ela explode e libera a água.
O que ativa o sprinkler?
Também chamado de chuveiro automático, um sprinkler possui um bulbo de vidro sensível ao calor. Essa ampola de vidro age como um tampão que impede que a água escoe até que a temperatura ambiente em redor do aspersor atinja a temperatura de ativação. Assim, apenas os aspersores perto do fogo funcionarão.
Como funciona o sistema de chuveiros automáticos?
O sistema de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos opera de diversas formas, sendo o principal método o “sistema de dilúvio”. ... Assim, o chuveiro detecta o rompimento do bulbo, com ação da válvula dilúvio, que sofre despressurização e, assim, a água entra na rede e é descarregada por todos os bicos abertos.
Quando os sprinklers são exigidos?
Segundo a ABNT NBR 10897:2014 na maior parte dos casos, a legislação sugere o uso do sprinklers como maneira de viabilizar grandes áreas sem compartimentação, ou para permitir que as áreas de saída de emergência estejam mais distantes.
O que é o sistema SPK?
O sistema de incêndio SPK é formado por um bulbo de vidro e um bico ligado à tubulação. No interior do vidro, há um líquido que se expande com o aumento da temperatura. Quando a temperatura máxima estipulada para o local é atingida, o vidro se quebra, liberando a água da tubulação.
Quais os tipos de sprinkler?
São vários tipos existentes: resposta padrão, resposta rápida, decorativos, cobertura estendida, estocagem, dry, projetores e ainda os modelos especiais. Eles variam de acordo com a finalidade que são instalados.
Como ativar um sprinkler?
Como é ativado os sprinklers? O bulbo é responsável pela ativação do sprinkler e ele precisa acionar uma faixa especifica de temperatura e tempo. O bulbo se rompe quando atinge a temperatura por sua cor. O tempo que demora antes de um bulbo quebrar depende da potência do incêndio.
Como posicionar sprinkler?
A distância do chuveiro à parede deve ser medida perpendicularmente à parede. Em salas pequenas, os chuveiros automáticos podem ser posicionados a até 2,7m de qualquer parede.
Quais os tipos de sistemas de chuveiros automáticos?
Classificação quanto à orientação de instalação
- Chuveiro em pé
- Chuveiro embutido.
- Chuveiro flush.
- Chuveiro lateral.
- Chuveiro oculto.
- Chuveiro pendente.
Quais são as 3 três funções básicas de um sistema de chuveiros automáticos sprinklers )?
Detectar o Incêndio. Acionar o Alarme. Iniciar o Combate ao Foco do Fogo. Ação Automática e localizada.