Como saber se a pessoa é um agiota?

Índice

Como saber se a pessoa é um agiota?

Como saber se a pessoa é um agiota?

O agiota é uma pessoa que não trabalha em uma empresa legalizada para a concessão de crédito às pessoas. No entanto, ele oferece o dinheiro que muitas delas necessitam para fugirem das dívidas. Acontece que essa facilidade vem ao custo de uma série de imprevistos para os solicitantes.

Qual é o juros de um agiota?

Os juros podem variar de acordo com a vontade de quem empresta (o agiota). Todavia, são mais comuns juros entre 10% a 15% com base no valor emprestado. Em alguns casos, esses juros são cobrados mensalmente.

O que fazer com um agiota?

Primeiramente, você deve fazer uma denúncia em um posto policial próximo de você, e depois proceder para um órgão de defesa ao consumidor. Existe também a ANDIF (ou Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor do Sistema Financeiro), que recolhe denúncias contra esse tipo de prática.

Como é cobrado o juros de um agiota?

Primeiro mês: 1.000 x 0,08 = 80 → R$ 80 é o valor dos juros que você vai pagar no primeiro mês. Terceiro mês: 1.000 + 80 (juros do primeiro mês) + 86,40 (juros do segundo mês) = 1.166,40 → é sobre esse valor que será aplicada a taxa de juros para definir o valor a ser pago no terceiro mês.

Como provar o crime de agiotagem?

Suspeito de usura é que deve provar inocência Se há indícios de agiotagem, cabe ao credor comprovar nos tribunais a legitimidade da cobrança. O entendimento consta na Medida Provisória 2.172-32/2001, mantida em vigor pela Emenda Constitucional 32, e aplicado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Quem pega dinheiro emprestado com agiota comete crime?

Afinal, é crime pegar dinheiro com agiota? Não, a lei não define nada sobre o fato de quem pega dinheiro emprestado com o agiota ser um criminoso. Inclusive, quem sofre ameaças, extorsão e cobranças constrangedoras e perigosas de agiotas são vítimas da agiotagem.

O que é ser uma pessoa agiota?

Considerando o trabalho de um agiota, aquele que pratica empréstimos para terceiros sem possuir uma empresa legalizada para tal fim, como por exemplo um banco ou instituição financeira. Ou seja, trata-se daqueles que estão fugindo das regras e, em muitos casos, cometendo um crime.

Estou devendo para um agiota?

Quem tem dívidas com agiotas, então, mais ainda. ... Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.

Postagens relacionadas: