Como é que funciona um aterro sanitário?
Índice
- Como é que funciona um aterro sanitário?
- O que é um aterro sanitário e como ele deve ser utilizado?
- Onde ficam os aterros sanitarios?
- O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?
- Como é feito um aterro sanitário?
- Quais são os tipos de aterros sanitários?
- Quais são as vantagens do aterro sanitário?
- Onde ficam os aterros sanitarios em SP?
- Qual é o tempo de vida de um aterro sanitário?
- O que tem no lixão?
- Como funciona um aterro sanitário?
- Qual o impacto negativo do aterro sanitário?
- Como fazer uma gestão eficiente de aterro sanitário?
- Qual o aterro sanitário mais adequado?

Como é que funciona um aterro sanitário?
O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. ... O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera.
O que é um aterro sanitário e como ele deve ser utilizado?
Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto. ... Faz parte da ampla ciência de tratamento de Resíduos Sólidos.
Onde ficam os aterros sanitarios?
O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza.
O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?
Independente do tipo, a decomposição dos resíduos depositados nos aterros sanitários gera como subprodutos o chorume e o biogás (metano), que precisam ser tratados para não causar contaminação.
Como é feito um aterro sanitário?
- O aterro começa com a escavação de um grande buraco. ...
- Tratores compactam a terra do fundo do buraco. ...
- Para drenar o percolado (líquido que sai do lixo misturado à água da chuva) a cada 20 metros são instaladas calhas de concreto, que levam a mistura nojenta até a lagoa de acumulação.
Quais são os tipos de aterros sanitários?
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.
Quais são as vantagens do aterro sanitário?
Vantagens
- Menor impacto ambiental;
- Redução da liberação de metano na atmosfera;
- Conversão dos gases em fontes de energias renováveis;
- Geração de energia com motores a gás.
Onde ficam os aterros sanitarios em SP?
Os resíduos das zonas Sul e Leste são levados para um aterro sanitário que fica no Parque São Rafael, no extremo da Zona Leste. Contudo, não há mais espaço para enterrar lixo na capital. O resto de resíduo – do Centro, zonas Norte e Oeste – vai para um aterro em Caieiras, na região metropolitana.
Qual é o tempo de vida de um aterro sanitário?
10 anos Normalmente, a vida útil ideal de um aterro sanitário é 10 anos, mas alguns não chegam a durar esse tempo. Quando o aterro esgota sua capacidade, é preciso fechá-lo e providenciar medidas como o reflorestamento, para diminuir os impactos ambientais.
O que tem no lixão?
Principais impactos ambientais
- Contaminação do solo pelo chorume, líquido escuro e nesse caso tóxico proveniente da decomposição da matéria orgânica;
- Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo;
- Mau cheiro;
- Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças;
Como funciona um aterro sanitário?
Como funciona um aterro sanitário? O aterro sanitário é construído em locais distantes de centros urbanos e com grande extensão territorial, de preferência que seja cercado por vegetação nativa ou áreas reflorestadas.
Qual o impacto negativo do aterro sanitário?
Outro impacto negativo do aterro sanitário é sobre o social e econômico, já que as áreas próximas são desvalorizadas, além da baixa qualidade de vida da população que vive em seu entorno. Como minimizar riscos ambientais com a gestão de resíduos adequada?
Como fazer uma gestão eficiente de aterro sanitário?
Como fazer uma gestão eficiente de aterro sanitário? A gestão dos aterros sanitários deve seguir a norma ABNT NBR 8419/1992, de forma que a sua vida útil seja de no mínimo dez anos. Após o encerramento das atividades, o aterro deve ser monitorado por mais dez anos, pois a produção de chorume e de gases tóxicos continua acontecendo.
Qual o aterro sanitário mais adequado?
O aterro sanitário é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente como o sistema mais adequado para disposição final do resíduo que não é possível ser reaproveitado. Segundo dados do IBGE, o Brasil possui aproximadamente cerca de 1.700 aterros sanitários.