Como é feito o autotransplante de medula óssea?
Índice
- Como é feito o autotransplante de medula óssea?
- Para que serve o autotransplante de medula?
- Como é feito o transplante Autogenico?
- O que acontece depois do transplante de medula?
- Como fazer o transplante autólogo de medula óssea?
- Como funciona a medula óssea?
- Qual a idade máxima para transplante de medula óssea?
- Quais são os órgãos sensíveis ao transplante de medula óssea?

Como é feito o autotransplante de medula óssea?
O autotransplante de medula óssea consiste na coleta de células progenitoras hematopoéticas (TCPH). Essas células são responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Num processo semelhante à hemodiálise, o paciente tem o sangue separado por um equipamento denominado máquina de leucaférese.
Para que serve o autotransplante de medula?
Segundo o dr. Celso Arrais, o autotransplante é um procedimento que ajuda a restabelecer a capacidade de produção de células e todo o sistema imunológico do paciente durante o tratamento contra o câncer.
Como é feito o transplante Autogenico?
No transplante autólogo, as células-tronco do próprio paciente são removidas de sua medula óssea ou sangue periférico antes do transplante. Essas células são armazenadas até o momento do transplante.
O que acontece depois do transplante de medula?
Entre três e cinco semanas após o transplante, muitos pacientes já conseguiram se recuperar de maneira suficiente para deixar o hospital. O paciente é liberado quando a medula óssea estiver produzindo número suficiente de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis e quando não há complicações.
Como fazer o transplante autólogo de medula óssea?
Nessa situação, a recuperação da medula pode se dar por células de um doador (transplante alogênico) ou do próprio paciente (transplante autólogo). Hematogista no Hospital Sírio-Libanês, o dr. Celso Arrais Rodrigues explica que o transplante autólogo de medula óssea é um procedimento complementar à quimioterapia.
Como funciona a medula óssea?
Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado.
Qual a idade máxima para transplante de medula óssea?
Você já deve ter ouvido falar em transplante de medula óssea. ... Há alguns anos, a idade máxima para o transplante autólogo era de 65 anos de idade, ...
Quais são os órgãos sensíveis ao transplante de medula óssea?
Contato com pessoas portadoras de doenças infecciosas, como: catapora, tuberculose, herpes, doenças venéreas, sarampo, rubéola, entre outras. Abaixo estão os órgãos mais sensíveis ao transplante de medula óssea.