Como é feito o cálculo de banco de horas?

Índice

Como é feito o cálculo de banco de horas?

Como é feito o cálculo de banco de horas?

O cálculo do banco de horas é realizado a partir de um sistema de controle de ponto, feito em softwares de gestão de jornada de trabalho ou em planilhas. Nesse sistema, é necessário ter registro de entrada, saída e intervalos. A partir disso, é possível calcular a diferença de horas trabalhadas da jornada acordada.

Por que o banco de horas é benéfico?

Já para a empresa, o banco de horas é benéfico, pois permite a utilização da capacidade máxima produtiva em períodos com alta demanda de trabalho e a concessão de folgas em períodos mais tranquilos, em comum acordo com o trabalhador. Promove ainda, a redução de custos com pagamentos de horas extras e demais verbas trabalhistas.

Qual o mecanismo do banco de horas?

O Banco de Horas é um mecanismo previsto no Código do Trabalho (CT) em vigor - aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro - que permite ao trabalhador acumular horas extra (trabalho suplementar) fora do seu horário normal de trabalho. Desde 1 Agosto 2012 que o trabalho suplementar deixou de dar direito a descanso compensatório ...

Como implementar o sistema do banco de horas?

Para implementar o sistema do Banco de Horas é necessário que o empregador esteja atento à uma série de formalidades. Acompanhe este post até o final e saiba quais os requisitos legais devem ser observados para a correta e segura implantação do referido instituto em sua empresa. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

Qual a modalidade do banco de horas?

O banco de horas aparece na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em seu artigo 59, parágrafo 2°. Este artigo diz que a empresa pode ser dispensada do acréscimo de salário, caso opte pela compensação de jornada. Todavia, essa modalidade só pode ser adotada mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho .

Postagens relacionadas: