Como se comporta uma pessoa com esclerose?
Índice
- Como se comporta uma pessoa com esclerose?
- Como diagnosticar a Esclerose Múltipla?
- Qual o tempo de vida de uma pessoa com Esclerose Múltipla?
- Quem tem Esclerose Múltipla pode ter filhos?
- Que tipo de exame é feito para diagnosticar a esclerose múltipla?
- Como é a vida de uma pessoa com esclerose múltipla?
- O que piora a esclerose múltipla?
- Quais as sequelas que pode provocar a esclerose múltipla?
- Quem tem esclerose múltipla tem direito a aposentadoria?
Como se comporta uma pessoa com esclerose?
Os sintomas de EM podem incluir entorpecimento, visão turva, perda de equilíbrio, má coordenação, fala arruada, tremores, fadiga extrema, problemas de memória, disfunção da bexiga, paralisia, cegueira e muito mais. Mas esses sintomas são imprevisíveis.
Como diagnosticar a Esclerose Múltipla?
Para diagnosticar a Esclerose Múltipla, o exame mais confiável é a ressonância magnética de imagem (RMI), que permite identificar a doença ainda em seus estágios iniciais.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com Esclerose Múltipla?
Começando por um dos principais temores de quem descobre sua condição, uma boa notícia: a esclerose múltipla não implica em redução radical no tempo de vida. Um levantamento canadense, publicado no periódico Neurology, em 2015, estimou a expectativa dos pacientes em 75,9 anos.
Quem tem Esclerose Múltipla pode ter filhos?
Apenas algumas décadas atrás, mulheres com esclerose múltipla eram desencorajadas de ter filhos. Hoje sabemos que a esclerose múltipla não tem contraindicação para a gravidez, e que a gravidez não influencia negativamente a esclerose múltipla.
Que tipo de exame é feito para diagnosticar a esclerose múltipla?
Não existe um exame laboratorial específico para esclerose múltipla, mas diversos produzem resultados anormais que têm utilidade para o diagnóstico. Os mais úteis verificam a produção de imunoglobulinas no sistema nervoso central, incluindo: Análise do líquido cefalorraquiano.
Como é a vida de uma pessoa com esclerose múltipla?
Como é o tratamento "Como a EM não tem cura e não costuma encurtar a expectativa de vida, a pessoa vive muitos anos com a doença. O paciente precisa ser bem acompanhado e receber o tratamento adequado para conseguir o melhor resultado possível", explica o médico. A evolução do tratamento foi muito rápida.
O que piora a esclerose múltipla?
Estudo associa maior consumo de itens como refrigerantes, néctares e chás adoçados com sintomas mais severos da doença.
Quais as sequelas que pode provocar a esclerose múltipla?
Sua progressão pode causar paralisia dos membros, perda da visão ou demência. Os sintomas da doença aparecem e desaparecem espontaneamente, em intervalos de dias, semanas, meses ou anos. “Muitas vezes, um surto pode acontecer no dia seguinte ou demorar anos para acontecer novamente”, explica a médica.
Quem tem esclerose múltipla tem direito a aposentadoria?
Esclerose múltipla aposentadoria por invalidez pode ser concedida pelo INSS se concorrerem alguns requisitos da lei, como a gravidade da doença para a vida profissional do afetado e a total inaptidão para o trabalho.