Como é o ciclo logístico dos medicamentos?
Índice
- Como é o ciclo logístico dos medicamentos?
- Como funciona a assistência farmacêutica no SUS?
- O que é seleção programação e aquisição de medicamentos?
- Qual a importância da dispensação de medicamentos no ciclo da assistência farmacêutica?
- Como é feita a aquisição de medicamentos?
- Qual o processo para a seleção de medicamentos?
- Como acontece a aquisição de medicamentos?
- Qual é a assistência farmacêutica?
- Qual é o incentivo à Assistência Farmacêutica Básica?
- Qual a função farmacêutica?
- Qual o perfil adequado para a assistência farmacêutica?
Como é o ciclo logístico dos medicamentos?
Nas farmácias de destino os medicamentos são estocados ao alcance de um braço. Em geral, armazenam quantidades suficientes para atender a demanda por determinado período, e fazem novos pedidos conforme o estoque vai baixando. Quando o pedido é feito, todo o processo logístico reinicia.
Como funciona a assistência farmacêutica no SUS?
A Assistência Farmacêutica tem caráter sistêmico, multidisciplinar e envolve o acesso a todos os medicamentos considerados essenciais. Na PNM é definida como: Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade.
O que é seleção programação e aquisição de medicamentos?
A aquisição consiste em um conjunto de procedimen- tos pelos quais se efetiva a compra dos medicamentos es- tabelecidos na programação, com o objetivo de disponibi- lizá-los em quantidade, qualidade e menor custo, visando manter a regularidade e o funcionamento do sistema13.
Qual a importância da dispensação de medicamentos no ciclo da assistência farmacêutica?
Dispensação: é o ato profissional farmacêutico, que consiste em proporcionar um ou mais medicamentos, em resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Neste ato o farmacêutico exerce a Atenção Farmacêutica.
Como é feita a aquisição de medicamentos?
Formas de aquisição dos medicamentos Via de regra, os medicamentos são adquiridos por meio das licitações, onde são identificados pelo princípio ativo. Os processos licitatórios seguem os critérios estabelecidos pela Lei Federal 8.666/1993, variando as modalidades em carta convite, tomada de preços e concorrência.
Qual o processo para a seleção de medicamentos?
O processo de seleção de medicamentos deve ser fundamentado em critérios técnico- científicos e baseado em processos de busca de evidências de eficácia, segurança, conveniência para o paciente, qualidade e custo favorável.
Como acontece a aquisição de medicamentos?
Formas de aquisição dos medicamentos Via de regra, os medicamentos são adquiridos por meio das licitações, onde são identificados pelo princípio ativo. Os processos licitatórios seguem os critérios estabelecidos pela Lei Federal 8.666/1993, variando as modalidades em carta convite, tomada de preços e concorrência.
Qual é a assistência farmacêutica?
“ Assistência Farmacêutica se trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional.
Qual é o incentivo à Assistência Farmacêutica Básica?
Assim, o Incentivo à Assistência Farmacêutica Básica é um recurso financeiro tripartite (federal, estadual, municipal), destinado a aquisição de medicamentos essenciais que, na Atenção Básica à Saúde, deve propiciar as condições mínimas necessárias para o uso correto dos medicamentose contribuir para a ampliação do acesso da população aos mesmos.
Qual a função farmacêutica?
ATENÇÃO FARMACÊUTICA é a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.
Qual o perfil adequado para a assistência farmacêutica?
Desta forma, o Município poderá dispor de profissionais com perfil mais adequado para desenvolver as atividades de assistência farmacêutica, o que certamente representará melho- rias na qualidade de vida da população e o aperfeiçoamento do SUS.