O que é o atendimento psicossocial?

Índice

O que é o atendimento psicossocial?

O que é o atendimento psicossocial?

O Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (Siap) da Instituição promove ações e serviços individualmente e em grupos com o objetivo de contribuir no processo saúde-doença, melhorando a qualidade de vida do usuário e seus familiares, e restituir aspectos emocionais e sociais com uma atuação mais próxima, ...

O que é o atendimento psicossocial no CRAS?

O FAZER DO PSICÓLOGO NO CRAS Contudo, o foco do psicólogo no CRAS é o atendimento psicossocial, trabalho realizado junto ao assistente social e que abandona o caráter clínico, passando a ter um caráter familiar/sistêmico, com uma visão especialmente direcionada a grupalidade.

Quem faz o atendimento psicossocial?

Atendimento psicossocial a crianças e adolescentes em situação de violência: o psicólogo e a rede de atenção.

O quê acompanhamento psicossocial?

É o acompanhamento realizado pela Seção Psicossocial Organizacional da Diretoria de Gestão de Pessoas com a finalidade de identificar indícios de comprometimento da qualidade de vida do servidor em teletrabalho ou dificuldades na gestão da equipe.

Como é a atuação do psicólogo no SUAS?

Dentre as muitas as atividades desenvolvidas por psicólogos, a atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se destaca. Seu papel, nessa política pública, é empoderar os indivíduos envolvidos, de alguma forma, em situações de vulnerabilidade social.

O que é Cras Como atua?

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Como se deve fazer um relatório psicossocial?

O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.

  1. Identificação.
  2. Descrição da demanda.
  3. Procedimento.
  4. Análise.
  5. Conclusão.

O que é atendimento familiar?

É um serviço oferecido por profissionais da Psicologia e Serviço Social e tem como compromisso o ingresso e acompanhamento das crianças e adolescentes nos programas da instituição, com atendimentos individuais de jovens e crianças, de atendimentos e trabalho em grupo e, por fim, atendimento aos familiares destes ...

Qual a importância da atuação do psicólogo no campo da política pública de assistência social?

Essa inserção dos psicólogos nas políticas públicas demonstra maior compromisso com a população. ... Com relação às políticas públicas de saúde, a psicologia atua com foco na atenção, promoção, prevenção de saúde, não apenas nos casos de doença, mas nas ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

Qual o papel do psicólogo na Seguridade Social?

Quais as contribuições da Psicologia no campo da seguridade social? Um papel importante que temos é o de dar visibilidade aos processos sociais que levam pessoas ao sofrimento ético político, provocado por situações de vulnerabilidades e riscos.

Quais são os serviços de Atenção Psicossocial?

A Rede é composta por serviços e equipamen-tos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Tera-pêuti cos (SRT); os Centros de Convivência e Cultu-ra, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

Qual o papel dos CAPS na Atenção Psicossocial?

Mas, atualmente, o modelo de atenção à saúde mental visa a desospitalização e a quebra do pensamento “asilar”, tendo os pacientes maior liberdade e proximidade com amigos e familiares, facilitando e fomentando a inclusão social. Qual o papel dos CAPS na rede de atenção psicossocial?

Qual a capacidade operacional do serviço de Atenção Psicossocial?

Serviço de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, com capacidade operacional para atendimento em municípios ou regiões com população superior a 70.000 (setenta mil) habitantes.

Qual o modelo de atenção à saúde mental?

Isso, lamentavelmente, era a forma de toda a sociedade tratar as pessoas portadoras de doenças mentais antigamente. Mas, atualmente, o modelo de atenção à saúde mental visa a desospitalização e a quebra do pensamento “asilar”, tendo os pacientes maior liberdade e proximidade com amigos e familiares, facilitando e fomentando a inclusão social.

Postagens relacionadas: