Como funcionam e para que servem os aceleradores de partículas?
Índice
- Como funcionam e para que servem os aceleradores de partículas?
- Como funciona um ciclotron?
- Para que serve o CERN?
- Qual a velocidade que as partículas podem atingir?
- Como obter dados sobre colisões de partículas?
- Por que o colisor voltou a funcionar?
- Quando começará a circulação de partículas?
- Como funcionam os aceleradores de partículas?
Como funcionam e para que servem os aceleradores de partículas?
Aceleradores de partículas são equipamentos que fornecem energia a feixes de partículas subatômicas eletricamente carregadas. Todos os aceleradores de partículas possibilitam a concentração de grande quantidade de energia em um espaço extremamente pequeno e de forma muito precisa.
Como funciona um ciclotron?
No caso do ciclotron, o campo elétrico aplicado na partícula é gerado por uma diferença de potencial da forma V = Vo sen(w t). Isto garante que o elétron seja acelerado toda vez que passar pela reagião entre os "dês". Ele será acelerado por uma força elétrica igual F = q E, onde E é o campo elétrico.
Para que serve o CERN?
Desenvolvido com aproveitamento constante de infraestruturas pré-existentes, o CERN possui os equipamentos necessários para a pesquisa de física a altas energias pelo que vários experimentos têm sido construídos por colaborações internacionais.
Qual a velocidade que as partículas podem atingir?
Os síncrotrons de prótons são os aceleradores de partículas que atingem a maior energia chegando a 800 GeV, enquanto o síncrotron de elétrons alcança no máximo 12 GeV. A velocidade do próton só chega próxima da velocidade da luz no vácuo com uma energia acima de 1 GeV.
Como obter dados sobre colisões de partículas?
Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo.
Por que o colisor voltou a funcionar?
Desde então, o colisor passou a funcionar com a metade de sua potência para que pudesse sofrer uma grande atualização. Neste ano, o LHC voltou a funcionar com força total para que mais de 12 mil cientistas possam explorar as questões mais profundas e mais estranhas da física de partículas.
Quando começará a circulação de partículas?
A circulação de partículas no gigantesco equipamento começará em um primeiro momento em baixa energia, com 450 GeV, e quando os cientistas injetarem feixes em direções opostas se produzirão, a essa velocidade, as primeiras colisões.
Como funcionam os aceleradores de partículas?
Aceleradores de partículas são máquinas que utilizam campos eletromagnéticos para impulsionar partículas carregadas em velocidades muito altas. Estes conceitos podem soar muito complexos. Mas você sabia que neste momento você está lendo este artigo em um tipo de acelerador de partícula?