Como usar um concentrador de oxigênio?
Índice
- Como usar um concentrador de oxigênio?
- Qual a diferença entre o concentrador de oxigênio e cilindro de oxigênio?
- O que são concentradores de oxigênio?
- Quando usar o concentrador de oxigênio?
- Qual o consumo de energia de um concentrador de oxigênio?
- Para que serve o uso do oxigênio?
- O que substitui o cilindro de oxigênio?
- Qual a diferença do cilindro de oxigênio?
- Para que é indicado oxigênio?
- Para que serve o oxigênio do hospital?
- Como funciona um concentrador de oxigênio?
- Como trocar filtro de concentrador de oxigênio?
- Como é possível controlar o oxigênio do paciente?
- Como funcionam as torres de oxigênio?
Como usar um concentrador de oxigênio?
Um concentrador de oxigênio funciona filtrando o ar presente no ambiente e fornecendo ao paciente apenas o oxigênio puro. O ar entra no aparelho e passa por um filtro que descarta partículas, bactérias e vírus. ... O ar que respiramos, vale lembrar, é composto por 79% de nitrogênio, mas apenas o oxigênio é absorvido.
Qual a diferença entre o concentrador de oxigênio e cilindro de oxigênio?
Em gás comprimido ou em forma líquida, os tanques ou cilindros de oxigênio fornecem oxigênio puro para os pacientes e seus reservatórios devem ser devidamente preenchidos e entregues. Já os concentradores de oxigênio são aparelhos que atuam fornecendo a substância pelo ar do ambiente.
O que são concentradores de oxigênio?
O concentrador de oxigênio portátil é uma ferramenta que pode auxiliar sua oxigenoterapia, tratamento cuja função é fornecer a oxigênio complementar para que o paciente mantenha a saturação da substância acima de 90%, o que é ideal para a saúde.
Quando usar o concentrador de oxigênio?
O concentrador de oxigênio estacionário pode ser utilizado em tratamentos de longo e curto prazo. Ele é maior, ou seja, possui maior capacidade de armazenamento do oxigênio concentrado e funciona com energia elétrica. Esse modelo é mais indicado para a oxigenoterapia domiciliar.
Qual o consumo de energia de um concentrador de oxigênio?
A versão padrão, com alta concentração de oxigênio, consumo de energia de 295 W em todas as taxas de fluxo e com um nível de ruído inferior a 43 db.
Para que serve o uso do oxigênio?
O oxigênio é um gás vital para o planeta Terra, pois contribui para a sobrevivência dos seres vivos e ajuda a proteger a camada de ozônio contra os raios ultravioletas.
O que substitui o cilindro de oxigênio?
O concentrador de oxigênio estacionário pode ser utilizado em tratamentos de longo e curto prazo. Ele é maior, ou seja, possui maior capacidade de armazenamento do oxigênio concentrado e funciona com energia elétrica. Esse modelo é mais indicado para a oxigenoterapia domiciliar.
Qual a diferença do cilindro de oxigênio?
As versões menores dos tanques de oxigênio comprimido podem ser transportadas com o paciente, em contrapartida, cilindros maiores são mais indicados para uso estacionário. O oxigênio líquido ocupa menos espaço e é mais leve do que a substância em forma de gás, o que o torna mais indicado para cilindros móveis.
Para que é indicado oxigênio?
A prescrição de oxigenoterapia serve para auxiliar em quadros de doenças respiratórias que causam deficiência de oxigênio ou hipóxia, como pneumonia, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP) ou displasia broncopulmonar (DBP).
Para que serve o oxigênio do hospital?
Quando estamos saudáveis, os 21% de oxigênio existentes no ar são suficientes para manter o corpo funcionando. Pulmões doentes exigem muito mais e é de um processo industrial que se extrai o oxigênio puro. O ar captado da atmosfera é filtrado, comprimido e resfriado. Depois é purificado com a retirada de contaminantes.
Como funciona um concentrador de oxigênio?
Um concentrador de oxigênio funciona filtrando o ar presente no ambiente e fornecendo ao paciente apenas o oxigênio puro. O ar entra no aparelho e passa por um filtro que descarta partículas, bactérias e vírus. Após essa etapa, o ar filtrado passa por um compressor rotativo e depois por um filtro de zeolite, onde o nitrogênio é absorvido.
Como trocar filtro de concentrador de oxigênio?
O filtro de ar também precisa ser trocado, uma vez que o concentrador de oxigênio utiliza o ar ambiente para gerar a concentração. O período de troca dependerá da recomendação de cada modelo, entretanto, em sua maioria, os filtros de concentrador de oxigênio precisam ser trocados anualmente.
Como é possível controlar o oxigênio do paciente?
Depois disso, ele percorre um compressor rotativo movido a energia elétrica e, em seguida, passa por um Filtro de Zeolite, responsável por absorver o nitrogênio do ar ambiente. Em seguida, o oxigênio vai para um reservatório e, depois, para um fluxômetro, onde é possível controlar a quantidade que será fornecida ao paciente.
Como funcionam as torres de oxigênio?
Em cada concentrador são usadas duas torres que funcionam conjunta e alternadamente, para manter constante a produção de oxigênio. Enquanto uma está filtrando a outra está se auto-limpando e enchendo novamente com ar, função controlada pela válvula dupla nº 3; fluxômetro para controle de vazão do oxigênio produzido; saída do oxigênio produzido.