Como fazer um contrato de trabalho para diarista?
Índice
- Como fazer um contrato de trabalho para diarista?
- É preciso fazer contrato com diarista?
- Quais são os direitos de uma diarista?
- Como regularizar diarista?
- Quantos dias na semana é considerado diarista?
- O que é diarista autônoma?
- Qual é o contrato de prestação de serviço de diarista?
- Qual é o serviço de diarista?
- Como contratar uma diarista para os trabalhos domésticos?
- Quais são as tarefas de uma diarista?
Como fazer um contrato de trabalho para diarista?
Contrato de prestação de serviço de diarista. Pelo presente instrumento, NOME, nacionalidade, estado civil, profissão, telefone nº____, e-mail ___, portador (a) do RG inscrito sob nº ____, expedido por ___, do CPF inscrito sob o nº _____, residente e domiciliado em ____ (endereço completo).
É preciso fazer contrato com diarista?
O diarista será autônomo e deverá ele mesmo recolher os eventuais impostos e contribuições a que estará sujeito (ex: INSS). Em contrapartida, por não ter vínculo empregatício, o diarista poderá prestar serviços na residência de várias pessoas durante a semana, sem nenhum tipo de exclusividade.
Quais são os direitos de uma diarista?
Conheça os direitos assegurados à profissional diarista por meio da contribuição previdenciária:
- Aposentadoria por idade (desde que tenha o mínimo de 15 anos de contribuição);
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Pensão especial (Talidomida).
Como regularizar diarista?
O pagamento é feito por dia trabalhado e deve ser comprovado por meio do Recibo de Pagamento Diaristas (RPD), com os seguintes dados:
- cidade;
- dia da prestação do serviço;
- nome da diarista;
- CPF e RG da diarista;
- Nome do pagador.
- número do RG;
- número do valor recibo;
- valor por extenso.
Quantos dias na semana é considerado diarista?
A diarista é uma profissional autônoma, ou seja, sem vínculo empregatício. Recebe por dia trabalhado e cumpre uma carga horária de 8 horas diárias por, no máximo, dois dias na semana em cada residência – podendo cobrar por hora excedente.
O que é diarista autônoma?
Nenhum dos direitos assegurados a uma empregada doméstica é assegurados a uma diarista, já que a diarista (trabalhadora autônoma) é aquela que exerce por conta própria atividade profissional remunerada, sem relação de emprego, eventualmente, para uma ou mais empresas/pessoas.
Qual é o contrato de prestação de serviço de diarista?
O contrato de prestação de serviço de diarista é o instrumento pelo qual uma pessoa ou sua família ( tomador de serviço) contrata um diarista para prestar serviços domésticos em sua residência, por no máximo 2 (dois) dias por semana. No contrato, estarão especificadas as atividades a serem desenvolvidas pelo diarista, bem como a sua remuneração ...
Qual é o serviço de diarista?
O trabalho de diarista é um serviço prestado por profissionais autônomos, sem vínculo empregatício, que se responsabilizam pela limpeza e organização do ambiente. A contratação é feita de acordo com a frequência e o período desejados, conforme as necessidades do contratante. O trabalho é pago por diária, conforme o valor acordado.
Como contratar uma diarista para os trabalhos domésticos?
DIARISTA - TRABALHADOR AUTÔNOMO OU EMPREGADO DOMÉSTICO? Muitos são os casos de pessoas que, para evitar um vínculo empregatício, acabam por contratar uma trabalhadora autônoma ou uma diarista, assim chamada pela maioria, para fazer os trabalhos domésticos.
Quais são as tarefas de uma diarista?
As tarefas realizadas por uma diarista são iguais a de uma empregada doméstica registrada e são decorrentes do dia a dia: lavar e secar louça, arrumar a cama, recolher os lixos, estender roupas, entre outras. Serviços como limpeza da parte interna de armários, gravetas e guarda-roupas, tem um custo extra.