O que é um contrato de arrendamento mercantil?
Índice
- O que é um contrato de arrendamento mercantil?
- Como funciona a operação de arrendamento mercantil?
- Quais são as partes de um contrato de arrendamento mercantil?
- Quais são as obrigações das partes no contrato de arrendamento mercantil leasing )?
- Como emitir nota fiscal de arrendamento mercantil?
- Quem são as partes de um contrato de arrendamento e como ocorre a aquisição deste?
- Por que não se considera arrendamento mercantil?
- Qual é o contrato de arrendamento?
- Quais as obrigações do contrato de arrendamento operacional?
- Qual é o arrendamento de uma empresa?
![O que é um contrato de arrendamento mercantil?](https://i.ytimg.com/vi/7kXBdsoYvDw/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBMal0pgF_F_oeCDbYd8k7F3pSzjg)
O que é um contrato de arrendamento mercantil?
substantivo masculino Contrato por meio do qual uma empresa (arrendadora) cede o usufruto de um bem para o cliente (arrendatário), recebendo dele um valor mensal, por prazo determinado, com o objetivo de, ao final do contrato, o arrendatário adquirir o bem da arrendadora; leasing.
Como funciona a operação de arrendamento mercantil?
Também conhecido como leasing, o arrendamento mercantil é um contrato entre duas partes denominadas “arrendador” e “arrendatário”. ... O contrato deve garantir ao arrendatário o direito de pose e usufruto do ativo em questão durante o período estipulado. Portanto, o leasing garante ao locatário a utilização do ativo.
Quais são as partes de um contrato de arrendamento mercantil?
As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização.
Quais são as obrigações das partes no contrato de arrendamento mercantil leasing )?
Por outro, lado o arrendatário terá a obrigação de:
- pagar os aluguéis conforme se ajustou;
- manter os bens arrendados em bom estado de conservação;
- responder pelos prejuízos que causar a tais bens;
- restituir esses bens, findo o contrato, se não quiser compra-los no uso de seu direito de opção;
Como emitir nota fiscal de arrendamento mercantil?
Emissão do Documento Fiscal Se ao final do contrato do arrendamento mercantil o arrendatário desejar efetivar a compra, este deverá solicitar à instituição financeira documento hábil para comprovar a transferência de propriedade, o qual deve ser emitido com o CFOP 1.551/2.551.
Quem são as partes de um contrato de arrendamento e como ocorre a aquisição deste?
Como já dissemos antes, o contrato de arrendamento mercantil se inicia com o acordo entre arrendatário e o arrendador para a aquisição de um determinado bem. O arrendante pode ou não ser possuidor deste bem. Em não o sendo, deve adquiri-lo de forma a satisfazer todas as exigências do arrendatário.
Por que não se considera arrendamento mercantil?
O Parecer Normativo CST 24/82 aduz que não se considera arrendamento mercantil, para os efeitos da legislação do Imposto de Renda, a operação que tenha por objeto o arrendamento de imóvel construído pela empresa arrendadora em terreno de propriedade da arrendatária.
Qual é o contrato de arrendamento?
Arrendamento é um contrato de cessão entre duas partes, onde um proprietário repassa seu bem para outra pessoa utilizar, mediante o pagamento de remuneração. A transação de arrendamento envolve sempre duas partes: Arrendador: parte proprietária do bem arrendado, que cede os direitos de uso ao arrendatário.
Quais as obrigações do contrato de arrendamento operacional?
As obrigações decorrentes do contrato de arrendamento operacional não devem integrar as contas do passivo circulante ou exigível a longo prazo, exceto pela parcela devida no mês.
Qual é o arrendamento de uma empresa?
O arrendamento de uma empresa é a espécie de contrato de locação especial através do qual o proprietário de um estabelecimento empresarial transfere para terceiro o uso temporário desse estabelecimento mediante o pagamento de um valor previamente combinado.