O que é um conversor LD?
Índice
- O que é um conversor LD?
- Para que serve o conversor LD?
- Quais são as características da sucata a ser usada no LD?
- Onde e em que ano foi instalado o primeiro conversor LD no Brasil?
- Quais as diferenças entre os conversores LD e Bessemer?
- Quais a finalidades do uso da sucata no conversor LD?
- Qual é a função da sub lança no LD?
- Porque usa se fundentes no processo?
- Quais as diferença entre os fornos e os conversores?
- Quais são os tipos de fornos conversores?
O que é um conversor LD?
O convertedor LD é um equipamento utilizado nas aciarias das siderurgias, que tem a função de converter o ferro gusa em aço. O mesmo foi produzido em aço DIM 16MO³, pesando 190 toneladas, com parte do aço nacional e parte importada da Alemanha.
Para que serve o conversor LD?
O Conversor a Oxigênio ou Processo Linz-Donawitz é o processo mais comum para a produção de aço. Nos conversores a oxigênio são fabricados mais de 50% da produção mundial de aço. ... Os aços produzidos no LD não contém nitrogênio pois não se injeta ar, daí a alta qualidade obtida.
Quais são as características da sucata a ser usada no LD?
Processo L.D. - Sucata Dimensões da sucata: permitir completa fusão durante o sopro e não causar estragos ao revestimento do conversor no carregamento. Deve estar completamente seca, para evitar o risco de explosões.
Onde e em que ano foi instalado o primeiro conversor LD no Brasil?
No Brasil o processo LD foi rapidamente introduzido através da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira em 1957.
Quais as diferenças entre os conversores LD e Bessemer?
Já o conversor Bessemer tem revestimento ácido com refratário de silício, não retirando o fósforo e introduzindo nitrogênio ao aço. ... Já no conversor Bessemer o ar é soprado pelo fundo, não retirando o fósforo e introduzindo nitrogênio, por essas desvantagens o conversor caiu em desuso.
Quais a finalidades do uso da sucata no conversor LD?
Processo L.D. - Sucata É usado sucata de retorno da própria usina e também sucata comprada. dimensões da sucata: permitir completa fusão durante o sopro e não causar estragos ao revestimento do conversor no carregamento.
Qual é a função da sub lança no LD?
A sub-lança também mede a quantidade de oxigênio dissolvido no banho: C + O dissolvido = CO gasoso. ... Controles importantes: de temperatura e dos teores de hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. No revestimento refratário do forno conversor LD a temperatura pode atingir de 19ºC.
Porque usa se fundentes no processo?
Utiliza-se fundentes para formar a fase líquida, o que aumenta a rapidez da produção e a qualidade do produto, pois a difusão no estado líquido é maior, aumentando a velocidade de sinterização. ... Essa fase líquida ao solidificar forma uma rede envolvendo a hematita (Fe2O3), o que também aumenta a resistência mecânica.
Quais as diferença entre os fornos e os conversores?
c) É um equipamento que tem a função de transformar o ferro em aço através da injeção de oxigênio ou ar no gusa. A diferença entre o conversor e um forno elétrico é que o conversor não utiliza energia e o forno elétrico, sim.
Quais são os tipos de fornos conversores?
Thomas, o processo LD, que são classificados também como processos pneumáticos, o processo Siemens-Martin, conversores AOD e os fornos elétricos. Estes conversores tem a vantagem de ter uma grande capacidade de produção, com dimensões relativamente pequenas, além de simplicidade de operação.