Como é formado o cordão espermático?

Índice

Como é formado o cordão espermático?

Como é formado o cordão espermático?

O cordão espermático é uma estrutura presente no sistema reprodutor masculino, composta pelo ducto deferente, artérias, veias, vasos linfáticos e nervos. Essa estrutura é envolta por um tecido conjuntivo e apresenta fibras que se inserem sobre o cordão.

O que significa o cordão espermático?

O cordão espermático ou funículo espermático, é uma estrutura do aparelho reprodutor masculino que compreende o ducto deferente, as artérias esper- máticas interna e externa, a artéria do ducto, o plexo venoso pampiniforme, os vasos linfáticos e os nervos.

Onde fica o cordão espermático?

O cordão espermático ou funículo espermático é a estrutura formada pelo epidídimo e os tecidos que o circulam que correm desde o abdômen até o testículo. Especificamente, estende-se da extremidade superior da borda do testículo ao ângulo inguinal profundo, local em que seus elementos tomam caminhos diferentes.

Qual a função do cordão espermático?

Além desse canal, o cordão espermático é composto pelo epidídimo (que coleta e armazena os gametas), por artérias, veias, nervos e outros componentes e, portanto, além de ser fundamental para sustentar e manter os testículos na bolsa escrotal, cumpre um papel essencial na fertilidade do homem.

Quais as funções e os componentes do Funículo espermático?

Sua função é produzir espermatozoides e o hormônio testosterona. ... Os espermatozoides saem dos testículos através do epidídimo e sua continuação, o ducto deferente (canal deferente). O ducto deferente deixa o escroto pelo funículo espermático. Os testículos e os epidídimos são irrigados pelas artérias testiculares.

O que segura os testículos?

O músculo cremaster é um músculo que se insere no escroto e age suspendendo o testículo.

O que é testículo virado?

A torção testicular é a torção de um testículo sobre o seu cordão espermático, bloqueando o aporte de sangue ao testículo. A torção testicular causa dor grave e súbita e, posteriormente, inchaço do testículo afetado.

Como evitar torção nos testículos?

Embora não seja possível prevenir a torção testicular, uma boa técnica cirúrgica pode impedir o testículo de se torcer novamente.

Como distorcer os testículos?

A torção acontece quando um canal chamado cordão espermático, que liga os testículos ao abdome, acidentalmente rotaciona e “torce”. Por esse cordão passam veias, nervos, vasos linfáticos, a artéria testicular e o canal deferente (que conduz os espermatozoides).

Como identificar torção testicular?

Sintomas da torção testicular

  1. Dor intensa e repentina nos testículos;
  2. Inchaço e aumento da sensibilidade no escroto;
  3. Presença de um testículo mais elevado do que o outro;
  4. Dor na barriga ou nas virilhas;
  5. Dor forte ao urinar;
  6. Náuseas, vômitos e febre.

Postagens relacionadas: