Como funciona o processo de coprocessamento?
Índice
- Como funciona o processo de coprocessamento?
- Qual a diferença entre coprocessamento e incineração?
- O que é coprocessamento de resíduos perigosos?
- O que é coprocessamento de resíduos sólidos?
- Qual a temperatura do coprocessamento?
- O que é a tecnologia do coprocessamento de resíduos?
- O que é blendagem e coprocessamento?
- Qual a indicação do processo de incineração?
- O que pode ser Coprocessado?
- São exemplos de processamento de resíduos?
Como funciona o processo de coprocessamento?
Resumidamente, é possível dizer que o coprocessamento é o processo de destruição de resíduos na fabricação de produtos que requerem altas temperaturas na sua fabricação. É uma tecnologia de queima de resíduos provenientes de diversas indústrias em fornos que transformam argila e calcário em clínquer.
Qual a diferença entre coprocessamento e incineração?
O coprocessamento pode ser definido como um processo de valorização dos resíduos que já não possuem valor comercial. ... Por outro lado, na incineração é feito um tratamento térmico dos resíduos, em que o calor pode ou não ser aproveitado para a produção de energia elétrica e vapor.
O que é coprocessamento de resíduos perigosos?
O coprocessamento de resíduos perigosos é uma técnica que consiste em destruir o lixo tóxico por meio de incineração. Comumente, esta queima é feita em fornos fabricantes de cimento.
O que é coprocessamento de resíduos sólidos?
O coprocessamento reutiliza os resíduos sólidos industriais para ser fonte de energia de fornos de cimentos, ajudando a reduzir a produção de CO2 e diminuindo a quantidade de rejeitos em aterros sanitários.
Qual a temperatura do coprocessamento?
Os fornos da indústria do cimento, pelas altíssimas temperaturas alcançadas no seu interior (até 2.000°C), representam uma alternativa amplamente difundida e reconhecidamente adequada e segura para a destruição térmica de resíduos industriais e passivos ambientais.
O que é a tecnologia do coprocessamento de resíduos?
O coprocessamento é uma técnica sustentável de destinação de resíduos industriais de maneira definitiva e sem geração de passivos ambientais, através do aproveitamento energético ou mineral do material.
O que é blendagem e coprocessamento?
A Blendagem para coprocesamento é a descaracterização de lotes de resíduos sólidos ou líquidos excedentes em indústrias que, depois de triturados misturados, formam o 'blend' – composto de alto poder calorífico que é utilizado como combustível alternativo para os fornos de produção de cimento.
Qual a indicação do processo de incineração?
A incineração é indicada também para fins de geração de energia, de forma a aproveitar parte da energia liberada no processo de queima na geração de energia térmica ou elétrica. Além disso, pode ser usado na eliminação de sobras, dando uma destinação final adequada e segura a estes resíduos.
O que pode ser Coprocessado?
O co-processamento é o processo de destruição de resíduos na fabricação de cimento. ... Os fornos, que transformam o calcário e a argila em clínquer (matéria prima do cimento), podem ser alimentados por resíduos da própria empresa ou de empresas parceiras.
São exemplos de processamento de resíduos?
Processos físicos separação de fases: sedimentação, decantação, filtração, centrifugação e floculação; transição de fases:destilação (processo de separação), evaporação, cristalização; Tratamento térmico (e tratamento de resíduos que envolve altas temperaturas durante o processamento dos resíduos)