Qual é a função do conversor de torque no câmbio automático?
Índice
- Qual é a função do conversor de torque no câmbio automático?
- O que tem dentro do conversor de torque?
- Qual a função do conversor de torque no sistema de transmissão automática é quem realiza essa função no sistema de transmissão mecânica sincronizada?
- O que é lock up do câmbio automático?
- Quando trocar o conversor de torque?
- Como saber se o conversor está com defeito?
- Como funciona o sistema de torque?
- Como funciona o conversor de torque?
- Como multiplicar o torque do câmbio?
- Quais os sinais de um conversor de torque com falha?
- Qual o nível de fluido do conversor de torque?
Qual é a função do conversor de torque no câmbio automático?
Um conversor de torque é um tipo de acoplamento hidráulico que permite que o motor gire, algo independentemente do câmbio. ... Isso acontece porque quando você pisa no acelerador, o motor acelera e bombeia mais fluido para dentro do conversor de torque, fazendo com que mais torque seja transmitido às rodas.
O que tem dentro do conversor de torque?
Conversor de torque é uma modificação do sistema de transmissão hidráulica (embreagem hidráulica) e é comumente usado em automóveis de transmissão automática em substituição à embreagem manual, por fricção. É composto por três elementos: bomba, estator (ou reactor) e turbina.
Qual a função do conversor de torque no sistema de transmissão automática é quem realiza essa função no sistema de transmissão mecânica sincronizada?
Em carros equipados com transmissão automática, o conversor de torque substitui a embreagem. Também é conhecido como embreagem hidráulica ou conversor hidrodinâmico de torque. É basicamente um sensor mecânico que desconecta o motor do câmbio quando o veículo está parado, impedindo que o carro morra.
O que é lock up do câmbio automático?
É o chamado lock-up. Quando recebe o movimento do conversor de torque, o câmbio automático seleciona a melhor marcha. ... Quando o giro subia, a transmissão passava a marcha seguinte. Quando ele caía, a marcha era reduzida para a imediatamente anterior.
Quando trocar o conversor de torque?
Você só precisará fazer a troca do conversor de torque quanda a peça apresentar defeito. Você perceberá dificuldades para conduzir o veículo na velocidade adequada. Um conversor defeituoso não fornece a potência correta em velocidades baixas e emite sons anormais durante as trocas.
Como saber se o conversor está com defeito?
Preste atenção na movimentação da transmissão. Se o conversor estiver com defeito, você escutará um estalo durante o engate. Também pode acontecer da transmissão demorar para engatar – normalmente isso é problema de fluxo de fluido. Não esqueça da ré, nem de não movimentar o veículo.
Como funciona o sistema de torque?
A força aplicada sobre a ferramenta no momento em que o parafuso é desatarraxado é o torque. ... Trata-se da força que o motor consegue gerar. Essa força é produzida pelo sobe-e-desce dos pistões. O movimento desses componentes ao longo de seu curso gira o virabrequim, um eixo interligado às rodas motrizes.
Como funciona o conversor de torque?
A caixa do conversor de torque é aparafusada ao volante do motor, de forma que funcione na mesma velocidade que ele. As aletas que geram a compressão do conversor de torque são anexadas à caixa, de forma que também funcionem na mesma rotação que o motor.
Como multiplicar o torque do câmbio?
Conversores de torque modernos são capazes de multiplicar o torque do motor duas ou três vezes. Esse efeito acontece apenas quando o motor estiver girando muito mais rápido que o câmbio. Em velocidades mais altas, o câmbio alcança o motor, eventualmente movendo-se quase na mesma rotação.
Quais os sinais de um conversor de torque com falha?
Os sinais de um conversor de torque com falha são muito parecidos com os de uma transmissão com falha. Aqui estão algumas coisas para estar ciente. Se seu carro treme e estremece, isso pode significar que a embreagem de travamento está falhando ou precisa ser ajustada.
Qual o nível de fluido do conversor de torque?
Baixo nível de fluido resulta em baixa pressão, o que significa que o conversor de torque não pode fazer seu trabalho. Além disso, fluido baixo pode causar mau funcionamento do conversor de torque. Se o conversor estiver superaquecendo, ele não poderá transferir energia do motor para a transmissão.