Como funciona o PEPS e UEPS?

Índice

Como funciona o PEPS e UEPS?

Como funciona o PEPS e UEPS?

PEPS – Primeiro que entra, primeiro que Sai: first in, first out. Nesse método, os primeiros custos são os primeiros a serem transferidos para as vendas. ... Em períodos de alta dos preços, o PEPS pode resultar em maiores estoques finais e lucro também maior. UEPS – Último a entrar, primeiro a sair.

Quais são os métodos de avaliação dos estoques?

Segundo Schier (2011), os métodos de avaliação de estoque mais utilizados no Brasil são: PEPS ou FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair); UEPS (último a entrar, primeiro a sair); Custo médio ponderado (ou média ponderada móvel – MPM); Custo específico e; Método do varejo.

O que é controle de estoque PEPS?

O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.

O que é o Sistema UEPS?

Já as siglas PEPS e UEPS são metodologias “contábeis” de avaliação do ativo circulante (dinheiro em estoque) a fim de apurar o total do lucro de uma empresa em um determinado período, e é a abreviação de “Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS)“ e “Último a Entrar é o Primeiro a Sair (UEPS)”.

Por que não se pode utilizar o UEPS?

O Método UEPS não é aceito pela legislação fiscal como o método de valorização dos estoques, já que tende à apuração de um lucro inferior àquele apurado, adotando-se os critérios de preço médio e PEPS.

Qual a lógica de utilização do PEPS?

Last In, First Out (LIFO): assim também conhecido, este método difere do PEPS no sentido de que a última entrada será utilizada primeiro que as demais. A lógica de utilização é a mesma do PEPS, mas deve-se considerar a ordem cronológica inversa para realizar as movimentações e valorização do estoque.

Qual a diferença entre o PEPS e o UEPs?

Cada uma dela tem suas características e pode levar a resultados diferentes, dependendo da análise que precisa ser feita. É muito particular a cada negócio escolher um método de avaliação e valorização dos estoques. O PEPS, por exemplo, é usado para calcular alguns tributos. Mas o mesmo não pode ser feito ao usar o UEPS.

Por que o PEPS é aceito pela Receita Federal?

Por esse motivo, ele não é aceito pela Receita Federal e deve-se usar o PEPS na precificação do estoque. Independentemente do método escolhido, é fundamental garantir que haja um controle estrito sobre os produtos que entram e que saem do estoque do negócio.

Como funciona a avaliação de valor?

Com os registros de entrada acontecendo de maneira automática, a avaliação de valor também fica mais simples segundo a metodologia selecionada. Além desses dois, que são os mais conhecidos, também é possível realizar o controle por meio do custo médio. Basicamente, ele determina que a gestão realize uma média ponderada dos custos do estoque.

Postagens relacionadas: