Como funciona a depressão?

Índice

Como funciona a depressão?

Como funciona a depressão?

Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina[1]. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala. “Os neurônios precisam de neurotransmissores para se comunicar.

O que é depressão química?

Quimicamente dizendo, a depressão ocorre no cérebro devido a reação de neurotransmissores de forma desequilibrada. É confirmado que transmissores como a Serotonina, a Dopamina e a Noradrenalina estão diretamente relacionados a depressão. Se pensarmos nesse sentido, diremos que a origem é química e no cérebro.

Quais são os sentimentos de depressão?

Sintomas de depressão

  • Tristeza;
  • Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
  • Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
  • Mudança de apetite;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Insônia;
  • Dormir em excesso;
  • Perda de energia ou fadiga acentuada;

Qual é o centro da depressão?

No centro da depressão é a regulação das emoções que é afetada, porém, todas as outras funções revelarão dificuldades sob a forma de sintomas. Todas as emoções, mudanças de humor, pensamentos, perceções e comportamentos estão relacionados com a atividade das células nervosas no nosso cérebro.

Quais são os sintomas de depressão?

Alguns casos de depressão se caracterizam por dores vagas e difusas pelo corpo ou na cabeça. O intestino pode ficar preso, a boca amarga, a pele envelhecida, os cabelos e as unhas fracos e sem brilho. O tratamento pode ser feito de duas maneiras, isoladas ou combinadas.

Como a depressão pode ser tratada?

Devido a essa complexidade, duas pessoas podem apresentar os mesmos sintomas de depressão, mas o problema interno pode ser bem diferente, assim como deve ser o tratamento. A pesquisa foi longe no estudo da depressão: foram identificados os genes que intervêm no humor e influenciam a forma como as pessoas respondem à terapia medicamentosa.

Por que é fundamental reter a depressão?

O que é fundamental reter: a depressão é muito comum e é uma doença séria que exige tratamento, tão rápido quanto possível. O tratamento é eficaz e existem diversas intervenções capazes de conseguirem resultados e fazê-lo sair de um estado que degrada a qualidade total de vida.

Postagens relacionadas: