Quem tem direito a ter acesso ao prontuário do paciente?

Índice

Quem tem direito a ter acesso ao prontuário do paciente?

Quem tem direito a ter acesso ao prontuário do paciente?

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.

Em quais situações outra pessoa pode ter acesso ao prontuário do cliente?

O Conselho Federal de Medicina emitiu a Recomendação nº 3/2014 orientando que os profissionais médicos e os hospitais forneçam os prontuários médicos quando solicitado pelo cônjuge/companheiro ou qualquer parente em linha reta, ou colateral de quarto grau.

Quais os critérios para se ter acesso ao prontuário do paciente?

Portanto, é um direito da paciente ter acesso, a qualquer momento, ao seu prontuário, recebendo por escrito o diagnóstico e o tratamento indicado, com a identificação do nome do profissional e o número de registro no órgão de regulamentação e controle da profissão (CRM, Coren etc.), podendo, inclusive, solicitar cópias ...

Para que serve o prontuário do paciente?

O principal objetivo do prontuário é servir como base para a comunicação entre profissionais de saúde, integrando e garantindo a continuidade do tratamento. As informações também dão maior segurança ao paciente, que tem o direito de ser esclarecido sobre o documento.

Qual o prazo para entrega de prontuário médico ao paciente?

Artigo 6° O prazo para a entrega das cópias do prontuário médico em papel será de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da data do protocolo do pedido.

Quais os 2 tipos de prontuário do paciente?

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde.

É direito dos familiares terem acesso a todas informações sigilosas durante a internação?

A esfera íntima do paciente é resguardada inclusive de seus familiares, mormente em casos cujas informações o mesmo não deseja que se tornem públicas a ninguém. O direito fundamental à intimidade está prevista na Constituição Federal, em seu art.

Quanto tempo o prontuário deve ficar arquivado?

O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.

Quanto tempo fica arquivado prontuário de pacientes?

O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.

Qual a função dos prontuários eletrônicos?

Essa é mais uma característica dos prontuários eletrônicos. Neles, você é capaz de anexar arquivos, fotos e cópias de exames às informações do paciente. Conforme os dados são adicionados, forma-se uma linha do tempo no prontuário do paciente, o que facilita a busca pelos exames e arquivos, quando for preciso encontrá-los por data ou por filtro.

Como é permitido o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é permitido pelo CFM? Sim, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já autoriza o uso de programas para criar e armazenar as informações do paciente. Mas isso não é tão recente: nos Estados Unidos, o uso desses softwares datam da década de 1960.

Como o prontuário eletrônico pode ser personalizado?

É importante enfatizar que o modelo e padronização de cada prontuário pode ser personalizado. A maioria dos prontuários eletrônicos são 100% personalizáveis, como o do iClinic, que também disponibiliza funcionalidades exclusivas para cada especialidade médica.

Quando surgiram os primeiros sistemas de prontuário eletrônico?

Os primeiros sistemas de prontuário eletrônico começaram a surgir nos Estados Unidos a partir dos anos 60. Naquela época, como os computadores não eram tão populares, o seu uso se iniciou através de grandes hospitais que possuíam parceiras com universidades, como Harvard.

Postagens relacionadas: