Como funciona ordem de despejo para inquilino?
Índice
- Como funciona ordem de despejo para inquilino?
- Qual prazo para despejo por falta de pagamento?
- O que é necessário para ação de despejo?
- Quando ocorre o despejo?
- Como conceder o despejo de locação?
- Qual o prazo para ação de despejo?
- Por que o despejo pode ser executado?
- Qual o prazo para que o despejo seja determinado?
Como funciona ordem de despejo para inquilino?
Se o contrato de aluguel prevê algo que é descumprido pelo inquilino, o proprietário pode entrar com uma ação de despejo na Justiça. Para tanto, será preciso comprovar as acusações na Justiça e ter um contrato averbado em cartório, isso é, oficial – não valem os contratos de gaveta.
Qual prazo para despejo por falta de pagamento?
A lei estabelece que será dada ao proprietário a liminar para despejar o inquilino 15 dias após o ingresso com a ação de despejo. Porém, para efetivação do despejo, é necessário que o proprietário deposite judicialmente, como caução, o valor de três meses de aluguel.
O que é necessário para ação de despejo?
Ação de Despejo por falta de pagamento
- CPF e RG do requerente;
- Comprovante de residência;
- Cópia e contrato de locação;
- Comprovante de renda (cópia do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR);
- Nome e endereço do inquilino.
Quando ocorre o despejo?
A ordem de despejo ou ação de despejo, ocorre quando o proprietário deseja retirar o atual morador de um imóvel. Isto acontece para que este imóvel possa ser ocupado novamente.
Como conceder o despejo de locação?
Caso o contrato de locação esteja desprovido de garantia (fiança, caução etc.), o Juiz concederá o despejo de forma liminar, antes mesmo de ouvir o locatário, determinando a desocupação do imóvel no prazo máximo de 15 dias. Nos demais casos, o processo segue o seu curso normal, sendo o despejo determinado apenas quando da sentença, ao final.
Qual o prazo para ação de despejo?
A Lei do Inquilinato não impõe qualquer restrição de prazo para ação de despejo, que pode ser ajuizada pelo locador já a partir do primeiro dia de atraso no pagamento do aluguel.
Por que o despejo pode ser executado?
Eles explica que, encerrado o prazo do contrato, caso o inquilino não devolva o imóvel voluntariamente, a ordem de despejo pode ser executada. "Também há exceção no caso de morte do inquilino, em que ele não dixa um sucessor legítimo, legal, ficando o imóvel na mão de terceiros olheios à locação da vítima", esclarece.
Qual o prazo para que o despejo seja determinado?
Qual o prazo para que o despejo seja determinado pelo Juiz? – Depende da circunstância. Caso o contrato de locação esteja desprovido de garantia (fiança, caução etc.), o Juiz concederá o despejo de forma liminar, antes mesmo de ouvir o locatário, determinando a desocupação do imóvel no prazo máximo de 15 dias.