Como é feito o dimensionamento de um fusível?

Índice

Como é feito o dimensionamento de um fusível?

Como é feito o dimensionamento de um fusível?

1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.

Como calcular se o fusível está correto?

Para encontrar a caixa de fusíveis, basta utilizar o manual do veículo. Nele, a montadora indica onde está localizado esse compartimento e detalha quais são os aparelhos e subsistemas guarnecidos por cada fusível.

Como fazer dimensionamento de contatores?

Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.

O que são fusíveis como se dá a sua operação como deve ser feito o seu correto dimensionamento?

Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração. O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho.

Como se faz um fusível?

Posicione uma extremidade do fio no centro do fusível queimado longitudinalmente. Enrole-o ao redor do fusível cobrindo as duas pontas de metal. O fio passa ao redor do fusível, mas não chega à extremidade inicial. Se chegar, verifique se as pontas não estão se tocando; caso contrário, a corrente estará sendo dobrada.

Como calcular I2t?

Os testes para determinar o I2t de um fusível são a corrente nominal com uma constante de tempo inferior a 50 microssegundos em um circuito de teste cc. Osciloscópios de alta velocidade e programas de integrais são usados para medir com precisão os valores de I2t.

Como dimensionar um fusível automotivo?

Potencia/Voltagem=Amperagem Então... 110w/12 =9,16 Amperes (A). Cada lâmpada consome 55W / 12V = 4,58 (A) (2x 24,58=9,16). Portanto, um fusível de 15 Amperes está ótimo pra evitar que qualquer sobrecarga queime seu veículo por inteito.

Como dimensionar fusível automotivo?

Como dito, são calculados a partir do cabo que está usando. Logo, se seu cabo consegue passar 60 amperes, use um de 60 amperes e etc. – Se usar um mais fraco que o cabo consegue passar, ele pode ficar desarmando toda hora.

Como dimensionar contator para partida estrela triângulo?

Para melhor exemplificarmos nosso conteúdo, iremos adotar o exemplo do dimensionamento da partida estrela triângulo de um motor elétrico trifásico com os seguintes dados:

  1. Motor: 7,5CV.
  2. Corrente nominal: IN = 20,2A.
  3. Fator de serviço: 1,15.
  4. Corrente de pico/corrente nominal: Ip/IN = 6,3.
  5. Tp = 5s.

Como dimensionar um relé térmico?

Os relés devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo trecho onde está ligado. IMPORTANTE: 1) O relé NÃO deve ser dimensionado com In situado no extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o relé não permitirá tal corrente.

Como dimensionar o fusível?

Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.

Qual o dimensionamento dos fusíveis retardados?

2. 4 Dimensionamento dos fus íveis No dimensionamento dos fusíveis retardados, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos: 1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar , sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip ) durante o tempo de partida do motor ( Tp ).

Quais são os fusíveis tipo D?

Fusível tipo D – Estes fusíveis são usados na proteção de curto-circuito em instalações elétricas. Eles possuem categoria de utilização “gL/gG”, e podem ser encontrados em 3 tamanhos diferentes, atendendo corrente nominal de A. Os fusíveis D têm capacidade de interrupção de 20A – 100kA, 25 a 63A – 50 a 70kA.

Qual a especificação de um fusível?

Assim, a principal especificação de um fusível é a corrente em que ele queima ou “abre”, interrompendo a sua circulação. Esta corrente, para os tipos comuns pequenos pode variar entre 50 mA até 10 A. A marcação de valores da corrente normalmente é feita numa parte em que possa ser gravada, conforme mostra a figura 3.

Postagens relacionadas: