Como funciona o SFH?
Como funciona o SFH?
O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é um conjunto de normas criadas para padronizar as negociações imobiliárias, ou seja: ele garante que você vai negociar um imóvel com um valor fixo de juros, um custo máximo total e também não comprometer sua renda mais do que pode pagar.
Como funciona o financiamento SFI?
No SFI a garantia utilizada é a alienação fiduciária, e não a hipoteca, como acontece no SFH. Isso significa que o agente financeiro pode retomar o imóvel mais rapidamente (após 90 dias de atraso) em caso de inadimplência, pois a propriedade do imóvel continua pertencendo ao banco até a quitação da dívida.
Quais são as moradias do SFH?
Ao longo de sua existência, o SFH financiou milhões de moradias, sendo que apenas neste ano de 20,55 mil unidades, volume que movimentou R$ 34,08 milhões.
Por que o SFH pode ser utilizado para aluguel?
O SFH só pode ser utilizado para fins de obtenção da casa própria. Esta, por sua vez, não poderá ser colocada para aluguel, por exemplo; Para solicitar um empréstimo e realizar o financiamento, é obrigatório que o solicitante tenha mais de 18 anos ou que tenha 16 e seja emancipado.
Quais são os recursos do SFH?
Os recursos do SFH são provenientes basicamente dos depósitos em caderneta de poupança e do FGTS e podem ser utilizados para três finalidades: compra, reforma ou construção de uma casa. Da mesma forma, as aquisições de bens enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, também integram o SFH.
Quais são as regras do SFH?
Em 2018, os valores captados pelas empresas para depósito nesse fundo tiveram rendimento nominal de 4,16%. Quais são as regras? O valor máximo de um imóvel que se enquadra no SFH é de R$1,5 milhão. O financiamento não pode representar mais de 80% do valor do imóvel (incluindo despesas acessórias).