Em que consiste o fluxo logístico reverso?
Índice
- Em que consiste o fluxo logístico reverso?
- Quais são os fluxos reversos dos materiais?
- O que é um fluxo?
- Qual a diferença entre fluxo de informações e fluxo de material?
- O que é um sistema de logística?
- Quais os produtos da logística reversa?
- Como funciona a logística reversa no Brasil?
- Como funciona o fluxo de suprimentos na logística?
- Qual o fluxo da logística direta?
- Como é aplicado o fluxo reverso?
![Em que consiste o fluxo logístico reverso?](https://i.ytimg.com/vi/jLwBIgoJewU/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCktEAh-fony7fg7CFVdEJYPPc3-Q)
Em que consiste o fluxo logístico reverso?
O fluxo reverso trata da inversão dos fluxos, ele é a logística reversa, ou seja, o retorno de materiais ou produto, após a sua venda ou consumo, ao centro produtivo. O objetivo da utilização da logística reversa é reciclar, reparar ou recuperar produtos com avarias.
Quais são os fluxos reversos dos materiais?
PROCESSOS E FLUXOS REVERSOS
- retorno do produto à origem;
- revenda do produto retornado;
- venda do produto num mercado secundário;
- venda do produto via outlet;
- venda do produto com desconto;
- remanufatura;
- reciclagem;
- reparação ou reabilitação;
O que é um fluxo?
O que é Fluxo: Fluxo é o ato ou efeito de fluir, de se movimentar de modo contínuo, é o curso constante de fluidos em um conduto, é o tráfego contínuo de carros ou de pessoas numa rua, é a circulação de materiais etc. Fluxo é o movimento alternado do mar para a praia, a enchente ou vazante.
Qual a diferença entre fluxo de informações e fluxo de material?
Fluxos de Materiais (responsável pelo transporte de materiais, que pode ser realizado por meios como rodoviário, aeroviário, marítimo, entre outros); Fluxos de informações (é o fluxo de dados que devem ser sempre corretos e precisos para otimizar a eficácia dos processos organizacionais.
O que é um sistema de logística?
O sistema logístico é uma ferramenta desenvolvida com a função de interligar as atividades logísticas de uma empresa a um processo integrado que tem como base quatro níveis de funcionalidade: transações, controle de gestão, análise de decisão e planejamento estratégico.
Quais os produtos da logística reversa?
Sendo assim, os produtos cujos resíduos estão sujeitos à logística reversa estão incluídos em sete grupos, conforme a lei 12.305/2010:
- pilhas e baterias;
- pneus;
- lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
- óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- produtos eletrônicos e seus componentes;
Como funciona a logística reversa no Brasil?
A logística reversa no Brasil busca o reaproveitamento dos resíduos, dando vida nova a detritos que poderiam estar contaminando a natureza. Porém, o sistema só funciona com o envolvimento de vários setores, incluindo consumidores, fabricantes e comerciantes.
Como funciona o fluxo de suprimentos na logística?
Por isso, nesse post vamos explicar o funcionamento do fluxo direto e indireto utilizado pelas empresas para atender suas demandas logísticas. Na logística direta, conhecemos o fluxo da cadeia de suprimentos que se inicia com a matéria-prima até a produção, e prossegue com a distribuição até a entrega ao consumidor final.
Qual o fluxo da logística direta?
Na logística direta, conhecemos o fluxo da cadeia de suprimentos que se inicia com a matéria-prima até a produção, e prossegue com a distribuição até a entrega ao consumidor final. Numa operação tradicional, a ‘metade maior’, ou seja, a da entrega, sempre foi vista como mais importante do que a da devolução/recebimento.
Como é aplicado o fluxo reverso?
O fluxo reverso pode ser aplicado a todos os tipos de resíduos, mas é essencial para os produtos ou embalagens que representam algum tipo de risco ao meio ambiente ou a saúde pública. Sendo assim, os produtos cujos resíduos estão sujeitos à logística reversa estão incluídos em sete grupos, conforme a lei 12.305/2010: