Como funciona o freio a tambor da moto?

Índice

Como funciona o freio a tambor da moto?

Como funciona o freio a tambor da moto?

De uma maneira resumida, os freios a tambor têm um funcionamento muito simples. Quando acionado, as lonas (chamadas de sapata principal e sapata de arrasto) tocam no tambor (fixado na roda), causando atrito e fazendo as rodas pararem.

Como funciona o freio da motocicleta?

O primeiro, conhecido como freio a tambor, é um sistema que funciona por atrito e de modo mais progressivo. Nele, depois que o piloto pressiona o pedal para frear a moto, a pressão do fluido de freio aciona pistões, que empurram sapatas para que estas forcem os tambores contra as rodas da moto.

Para que serve o freio a disco de uma moto?

A simples substituição do freio a tambor pelo freio a disco de moto melhora a eficiência do sistema, diminuindo o tempo total de frenagem, a distância necessária para parar completamente e a interferência de fatores externos no funcionamento dos freios, como água em dias de chuva e calor em dias muito quentes.

Como saber se o tambor de freio está ruim moto?

Nos freios a tambor, por exemplo, ruídos excessivos durante a frenagem podem significar que o sistema está danificado (comum depois de rodar na chuva). As lonas podem acumular sujeira e perder a rugosidade necessária para que o atrito com o cubo da roda seja suficiente para frear a motocicleta.

Qual o freio é correto se usar na moto?

Em uma frenagem deve-se utilizar ambos os freios, iniciando pelo acionamento do freio traseiro, que dará estabilidade à frenagem da moto. Logo em seguida o freio dianteiro deve ser acionado e mantido como o principal freio durante toda a frenagem.

Como funciona freio a disco traseiro?

Quando a alavanca do freio de mão é puxada, o cabo movimenta a alavanca do freio a disco traseiro que, por sua vez, aciona este eixo excêntrico — que empurra o pistão e as pastilhas contra o disco.

Postagens relacionadas: