Como é o fluxograma da CME?
Índice
- Como é o fluxograma da CME?
- Como é composto o fluxograma unidirecional do CME?
- Como deve ser a estrutura do CME?
- Quais as etapas da CME?
- Qual a classificação da CME?
- Quais são as áreas que compoe o CME?
- Quais as vantagens da CME?
- Como deve ser o expurgo da CME?
- Quais são os fluxogramas funcionais?
- Como criar um fluxograma profissional?
- Será que o fluxograma está solto?
- Quais são os principais símbolos do fluxograma?

Como é o fluxograma da CME?
O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa, conforme Figura 01.
Como é composto o fluxograma unidirecional do CME?
Para o estabelecimento de um fluxo unidirecional, é necessário que haja barreiras físicas entre as áreas: suja (expurgo), limpa (preparo de material e preparo da carga de esterilização) e estéril (retirada de material estéril da autoclave, guarda e distribuição de material estéril) vide esquema abaixo.
Como deve ser a estrutura do CME?
44 O CME Classe I deve possuir, minimamente, os seguintes ambientes: I - Área de recepção e limpeza (setor sujo); II - Área de preparo e esterilização (setor limpo); III - Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo); IV - Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e V - Área de ...
Quais as etapas da CME?
- Recepção dos materiais.
- Limpeza.
- Preparo do material e embalagem.
- Esterilização.
- Distribuição.
Qual a classificação da CME?
A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento.
- Descentralizado. Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza.
- Semi-centralizado. ...
- Centralizado.
Quais são as áreas que compoe o CME?
Setores da Central de Material e Esterilização
- Expurgo.
- Preparo de Materiais.
- Preparo de Instrumentais Cirúrgicos.
- Esterilização.
- Montagem de carros para cirurgia.
- Distribuição de materiais esterilizados.
Quais as vantagens da CME?
A CME centralizada apresenta inúmeras vantagens, das quais podem-se destacar: a eficiência, a economia e a maior segurança para a equipe e para os clientes (2).
Como deve ser o expurgo da CME?
a) Parede - de preferência azulejada ou outro material de fácil limpeza. As salas de expurgo e esterilização devem ser revestidas de azulejos. b) Piso - apropriado e de material de fácil limpeza. c) Forro - acústico para garantia da minimização de ruídos.
Quais são os fluxogramas funcionais?
Fluxogramas funcionais podem ser usados para integrar processos entre equipes ou áreas, resultando em processos mais claros e contínuos.
Como criar um fluxograma profissional?
Com o Lucidchart, o software intuitivo e fácil de usar, você pode criar fluxogramas funcionais de aparência profissional. Para criar um, simplesmente crie uma caixa antes de começar a desenhar o seu fluxo do processo. Rotule cada coluna na caixa com o nome de uma pessoa ou equipe envolvida no processo.
Será que o fluxograma está solto?
Em um fluxograma, nenhum dos elementos pode estar solto, sem uma seta apontando para ele. Afinal, o que está sendo mapeado é um fluxo. Se o símbolo estiver solto, não há como saber qual o momento em que ele deve ser considerado durante a execução do processo. 5. Processo pré-definido
Quais são os principais símbolos do fluxograma?
Basta escrever uma letra dentro de cada conector para indicar a direção de continuidade do fluxo. Esses são os principais símbolos utilizados para criar um fluxograma de processo. Mas, como dito anteriormente, a lista de símbolos não para por aí e você eventualmente pode encontrar outras variações.