Qual a função do isopor?
Índice
- Qual a função do isopor?
- O que é feito o isopor?
- Como o isopor funciona?
- Como é feita a produção de isopor?
- Qual a necessidade de usar a embalagem de isopor?
- O que acontece com quem come isopor?
- Qual a Matéria-prima para fazer isopor?
- Como é chamado o isopor?
- Porque o isopor é um isolante térmico?
- Por que o isopor é um isolante térmico?
- Como funciona a laje de isopor?
- Qual a vantagem do isopor no piso?
- Como evitar a secagem de isopor?
- Qual o custo médio da laje de isopor?
Qual a função do isopor?
As aplicações do isopor na construção civil são extraordinariamente variadas, salientando que o isopor, além de ser um excelente material de isolamento térmico, pode também ser um sistema construtivo. ... Tal propriedade garante que o isopor mantenha as suas características térmicas e mecânicas mesmo sob a ação da umidade.
O que é feito o isopor?
Ele é feito de um polímero – conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas – do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. ... Essa composição está, inclusive, subentendida no outro nome do produto: espuma de poliestireno (polímero + estireno).
Como o isopor funciona?
O poliestireno pode ser rígido ou em espumado, mas geralmente é usado na sua forma é branca, dura e quebradiça. ... Levando em consideração seu peso, é uma resina muito barata, sendo bastante usada como uma eficiente barreira contra o oxigênio e vapor de água, tendo um ponto de fusão relativamente baixo.
Como é feita a produção de isopor?
O EPS é fabricado a partir e pequenos grânulos à base de petróleo, compondo a família dos plásticos recicláveis. No entanto, 98% do material é composto de ar e apenas 2% de poliestireno. Durante sua produção, o EPS passa por um processo de expansão, por isso o nome poliestireno expandido.
Qual a necessidade de usar a embalagem de isopor?
É um fator crucial que embalagens para alimentos oferecem resistência a choques e vibrações. Por sua constituição molecular e composição de 98% de ar, o EPS Isopor® é ideal para que isso não seja um problema - não apresenta danos por quedas e nem durante o transporte.
O que acontece com quem come isopor?
Estes plásticos podem lixiviar estireno, ou seja soltar partículas em seu alimento ou bebida, uma neurotoxina conhecida com outros efeitos negativos na saúde, autismo, defeitos congênitos e problemas reprodutivos.
Qual a Matéria-prima para fazer isopor?
A base do EPS Isopor® é o petróleo, que forma 2% do produto final, os outros 98% são composto de ar, portanto, a quantidade de matéria-prima é mínima e permite que o material seja 100% reciclado.
Como é chamado o isopor?
Produzido a partir do POLIESTIRENO (PS), um polímero termoplástico derivado do petróleo, que é expandido e moldado de acordo com a aplicação final, tem nome técnico POLIESTIRENO EXPANDIDO, ou para facilitar, apenas EPS.
Porque o isopor é um isolante térmico?
A transferência de calor entre dois corpos ocorre até que ambos fiquem em equilíbrio térmico. ... Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos, como é o caso da madeira, plástico, isopor, lã, entre outros.
Por que o isopor é um isolante térmico?
O isopor é um bom isolante térmico, pois ele possui muitas bolhas de ar em sua composição, o que impede a transferência de calor por condução. Os materiais que resumem o fluxo de calor são denominados isolantes térmicos, o que faz com que seja considerados maus condutores de calor.
Como funciona a laje de isopor?
Dessa forma, vale salientar que o uso do isopor não altera o funcionamento estrutural da laje, apenas a vedação é feita com outro elemento. No método tradicional, ao invés do isopor é usada a cerâmica. Assim, a laje de isopor terá a mesma resistência que uma laje cerâmica.
Qual a vantagem do isopor no piso?
Outra vantagem do uso do isopor no piso é não apodrecer com o passar dos anos, e isto dificulta o aparecimento de insetos corriqueiros, como as formigas domésticas. Ele também garante a diminuição do peso da obra, bom isolamento acústico e térmico, e também redução nos custos finais da obra, seja aonde ele for empregado.
Como evitar a secagem de isopor?
Se você estiver colando duas peças de isopor e a secagem demorar mais do que o esperado, atravesse a área de contato com palitos de dente para impedir que as duas peças se movimentem. É possível usar um secador de cabelo ajustado na menor temperatura para acelerar a secagem da cola. Jamais use pistola de cola quente para colar isopor.
Qual o custo médio da laje de isopor?
Em geral, o custo médio é de R$ 25 m², enquanto a lajota tradicional pode ser encontrada em torno de R$ 28 m². A diferença é bem pouca, mas a laje de isopor possui outros benefícios e vantagens que a torna uma opção com custo-benefício melhor – e que, por isso, tem atraído tanta atenção no ramo da construção civil.