Como funciona um biorreator?
Índice
- Como funciona um biorreator?
- O que é biorreator e como funciona?
- O que são biorreatores como são construídos?
- Quais os tipos de biorreatores?
- O que são biorreatores ideais?
- O que é biorreator Airlift?
- Como são classificados os biorreatores em fase aquosa quanto se utiliza células ou enzimas livres?
- O que é um animal biorreator?
- O que são os biorreatores de coluna de bolhas?
- Como os biorreatores podem ser classificados?
Como funciona um biorreator?
O biorreator funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento.
O que é biorreator e como funciona?
E o que são biorreatores? São equipamentos capazes de transformar matérias-primas (substratos) em produtos, utilizando agentes biológicos como células, enzimas ou microrganismos. Essa transformação normalmente dá origem a um processo fermentativo.
O que são biorreatores como são construídos?
Os biorreatores são constituídos de estruturas de metal com prateleiras projetadas para receber os componentes para automação (frascos de cultivo, sistema de iluminação e distribuição de ar, além da unidade de controle do tempo e freqüência de imersão).
Quais os tipos de biorreatores?
Podem ser caracterizados em dois tipos: Leito fixo e leito fluidizado. Os de Leito fixo não há movimentação da partícula (pellets) nas quais o biocatalisador está imobilizado. Nos de leito fluidizado as partículas (pellets) nas quais o biocatalisador está imobilizado se movimentam intensamente.
O que são biorreatores ideais?
Denomina-se biorreatores, reatores bioquímicos, reatores biológicos, os reatores químicos nos quais ocorre uma série dereações químicas catalisadas por biocatalisadores que podem ser enzimas, ou células vivas ( microbianas, animais ou vegetais). Biorreatores ideais → Mistura completa.
O que é biorreator Airlift?
O biorreator airlift apresenta vantagens frente aos reatores convencionais (tanque agitado e aerado), como menor complexidade de construção, baixo risco de contaminação e maior eficiência energética na transferência de oxigênio.
Como são classificados os biorreatores em fase aquosa quanto se utiliza células ou enzimas livres?
Classificação Geral dos Biorreatores Classificação dos biorreatores Reatores em fase aquosa (submersa) Reatores em fase não-aquosa (semi-sólida) Células/Enzimas Livres Células/Enzimas Imobilizadas Leito Fixo Leito Fluidizado Membranas planas Fibra oca Células/Enzimas Confinadas Estático (Bandejas) Agitado (Rotatório) ...
O que é um animal biorreator?
Animais Biorreatores-são animais geneticamente modificados que se apresentam com a capacidade de produzir algumas substâncias, as quais possam ser aproveitadas na área farmacêutica, como matéria prima na produção de alguns produtos, como por exemplo o Hormônio do Crescimento obtido através do leite de uma vaca ...
O que são os biorreatores de coluna de bolhas?
Esses equipamentos são constituídos por um cilindro vertical (carcaça) que é preenchido de líquido, no qual um gás escoa na forma de bolhas. ... É formado por uma torre com elevada relação de altura/diâmetro e com ligação entre o líquido do topo e da base. Este biorreator consiste de duas zonas de escoamento.
Como os biorreatores podem ser classificados?
Classificação Geral dos Biorreatores Classificação dos biorreatores Reatores em fase aquosa (submersa) Reatores em fase não-aquosa (semi-sólida) Células/Enzimas Livres Células/Enzimas Imobilizadas Leito Fixo Leito Fluidizado Membranas planas Fibra oca Células/Enzimas Confinadas Estático (Bandejas) Agitado (Rotatório) ...