Como se forma o escoamento superficial?

Índice

Como se forma o escoamento superficial?

Como se forma o escoamento superficial?

O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.

O que é processo de escoamento?

O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. ... Associado ao escoamento superficial, ocorre o transporte de partículas do solo que sofrem deposição somente quando a velocidade do escoamento superficial for reduzida.

Quais os tipos de escoamento superficial?

3. Tipos de Escoamento Escoamento superficial: representa o fluxo das águas sobre a superfície do solo da bacia hidrográfica e pelos seus múltiplos canais. Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.

O que é um escoamento superficial?

"Escoamento superficial ou run-off (R) é o processo pelo qual a água de chuva precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos."

Como se origina o escoamento superficial em uma bacia durante a chuva?

O escoamento superficial é gerado quando a precipitação excede a capacidade de infiltração da bacia hidrográfica. Portanto, fatores que mais alteram a capacidade de infiltração estão intrinsecamente ligados ao uso e ocupação da bacia.

Quais são os fatores que mais influenciam no escoamento superficial?

Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).

Qual a definição de vazão?

É a quantidade de fluido medida em massa que atravessa uma certa seção de escoamento dividido pelo intervalo de tempo necessário para ocorrer o escoamento. Quando o intervalo de tempo tende a zero, tem- se a vazão em massa instantânea.

O que é retenção superficial?

Retenção superficial: a água fica retida em fendas no solo, onde é filtrada ou então evapora. Detenção superficial: água retida temporariamente na superfície do solo, formando as enxurradas.

Quais são os tipos de escoamento?

Escoamento Laminar: As partículas descrevem trajetórias paralelas. Escoamento Turbulento: As trajetórias são errantes e cuja previsão é impossível; Escoamento de Transição: Representa a passagem do escoamento laminar para o turbulento ou vice-versa.

Quais os processos ocorrem quando há infiltração e o escoamento superficial?

A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. É um processo de grande importância prática, pois afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrólogico responsável pelos processos de erosão e inundações.

Qual o coeficiente de escoamento superficial?

Coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente runoff, ou coeficiente de deflúvio é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado. Este coeficiente pode ser relativo a uma chuva ...

Quais os fatores que influenciam no escoamento superficial?

O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas. 7.2. Fatores que Influenciam no Escoamento Superficial

Qual a duração do escoamento?

A duração também é diretamente proporcional ao escoamento, pois para chuvas de intensidade constante, haverá maior oportunidade de escoamento quanto maior for a duração.

Qual é o problema do escoamento?

Trata-se de um problema proveniente das precipitações que atingem áreas de infiltração limitadas ou áreas impermeáveis. Se considerado uma chuva intensa e constante o processo de escoamento fica inabilitado, causando inundações, enchentes e degradações no solo impermeável.

Postagens relacionadas: