O que é laser de baixa intensidade?

Índice

O que é laser de baixa intensidade?

O que é laser de baixa intensidade?

O laser de baixa potência é um dos recursos físicos utilizados nas clínicas de fisioterapia para o tratamento de dor, inflamação, cicatrização e lesões músculo-esqueléticas. Dentre os equipamentos disponíveis, os mais utilizados são os de Hélio-Neônio (HeNe) e o Arseneto de Gálio (AsGa).

Como funciona o laser de baixa potência?

O laser de baixa potência aumenta a atividade quimiotática e fagocitária dos leucócitos humanos in vitro. No processo de reparo das feridas, a ativação dos linfócitos pela radiação laser pode torná-los mais responsivos aos mediadores estimulativos presentes nos tecidos injuriados.

Quais são os efeitos terapêuticos da laserterapia de baixa potência?

Os lasers de baixa potência são utilizados nos processos terapêuticos para acelerar os processos reparativos dos tecidos, devido aos efeitos bioestimuladores, que acontece tanto na célula como nos tecidos, que promovem efeitos terapêuticos de morfodiferenciação e proliferação celular, neoformação tecidual, ...

Quais os efeitos do laser?

O laser proporciona os seguintes efeitos terapêuticos: efeito analgésico, pois reduz a inflamação provocando a reabsorção de exudatos e favorecendo a eliminação de substâncias alógenas; efeito antiinflamatório, pois o laser interfere na síntese de prostaglandinas determinando uma sensível redução nas alterações ...

O que significa baixa potência?

A laserterapia de baixa potência se refere a um antigo termo, atualmente a denominação se dá por laserterapia de baixa intensidade que tem como função irradiar células e ativar alguns componentes, resultando em reações bioquímicas que podem alterar completamente o metabolismo celular.

Qual o efeito da laserterapia?

Os efeitos terapêuticos do laser sobre os diferentes tipos biológicos são amplos e, entre eles, destacam-se os efeitos trófico- regenerativos, anti-inflamatórios e analgésicos, tendo sido demonstrado que a regeneração tissular torna-se mais eficaz quando tratada com laser de baixa intensidade.

Quantos joules usar no laser?

Até 8 J/cm2 à ação do laser é estimulante. Acima deste valor muitos trabalhos científicos mostram queda dos efeitos fisiológicos. As aplicações de laser com finalidade terapêutica podem ser diárias , ou duas à três vezes por semana mas não devem ultrapassar à 30 aplicações .

Quais são os efeitos que o laser provoca no tecido?

São observados os efeitos terapêu- ticos de morfodiferenciação e proliferação celular, neoformação tecidual, revascularização, redução do edema, maior regeneração celular, aumento da microcirculação local e permeabilidade vascular.

Quais os efeitos terapêuticos da laserterapia?

É a aplicação terapêutica de laser em pontos específicos para aliviar dores e inflamações. A técnica também é bastante eficaz na cicatrização e regeneração de tecidos, agindo como um analgésico anti-inflamatório local. A laserterapia pode reduzir a dor de lesões ou patologias como artrose ou edema pós-operatório.

Qual o efeito do laser na fisioterapia?

Os aparelhos de laser de baixa potência são usados na eletroterapia para o tratamento de doenças, a fim de cicatrizar os tecidos mais rápido, combater a dor e a inflamação.

Como funciona o laser de baixa potência?

Os aparelhos de laser de baixa potência são usados na eletroterapia para o tratamento de doenças, a fim de cicatrizar os tecidos mais rápido, combater a dor e a inflamação. Normalmente é usado o laser com uma ponteira em forma de caneta que é aplicada sobre de forma pontual sobre a área que deseja tratar, mas existe também um outro ...

Qual a contraindicação do laser de baixa potência?

O uso do laser de baixa potência está contraindicada para aplicação direta sobre os olhos (abertos ou fechados) e também em caso de: câncer ou suspeita de câncer; sobre o útero em gestação; ferida aberta ou com hemorragia porque pode promover a vasodilatação agravando o sangramento;

Como usar o laser no exercício físico?

No caso de lesões nos músculos, tal como ocorre na prática de exercício físico, pode-se usar doses mais altas, com máximo de 30 J/cm2 e nos primeiros 4 dias da lesão, pode-se utilizar o laser de 2-3 vezes ao dia, sem ser excessivo. Após esse período pode-se diminuir o uso do laser e a sua intensidade para o habitual 4-8 J/cm2.

Como é usado o laser sobre a área tratada?

Normalmente é usado o laser com uma ponteira em forma de caneta que é aplicada sobre de forma pontual sobre a área que deseja tratar, mas existe também um outro cabeçote que permite o uso do laser em forma de varredura sobre a área a ser tratada.

Postagens relacionadas: