Porque uma ação entra em leilão no meio do pregão?
Porque uma ação entra em leilão no meio do pregão?
Esse é um mecanismo automático da bolsa de valores para evitar que os preços continuem oscilando muito, com muitas ofertas de compra ou vendas ao mesmo tempo. Dessa forma, o leilão pode ser visto como um mecanismo estabilizador de preços dos ativos.
O que é leilão no meio do pregão?
O leilão nada mais é do que a retirada das ações do pregão. Nesse momento, elas continuam em negociação, mas as ofertas de compra e venda só são registradas (e o negócio, fechado) quando se equiparam.
Como funciona o leilão?
Saiba como funciona o leilão com ações de pré-abertura e fechamento do pregão De difícil entendimento para os mais iniciantes, os leilões, presentes diariamente no mercado não é nenhum bicho de 7 cabeças. Seguem abaixo as respostas das dúvidas mais freqüentes.
Qual o leilão de pré-abertura?
O leilão de pré-abertura é um momento fundamental para a definição do preço de abertura de um ativo e por definir um preço novo, este poderá ser diferente do preço que a ação fechou no pregão anterior. Com isso ocorrendo pulos no preço, o famoso Gap.
Quando ocorre o leilão de ações?
Um leilão de ações é quando as ações saem do pregão em bolsa de valores, mas continuam em negociação em um sistema fechado de ofertas de compra e de venda. Logo, nesse caso, as ofertas de compra e venda de ações são registradas pela bolsa, e a transação só ocorre quando uma ordem de compra encontra uma ordem de venda nos mesmos valores.
Qual a regra para o leilão de fechamento?
Para o leilão de fechamento, existe ainda uma regra da B3 que diz que dependendo do desempenho de uma ação durante o pregão, ainda que ela não faça parte de algum índice da Bovespa, em um determinado dia as ações daquela companhia podem fazer parte do call de fechamento, desde que o mercado seja avisado com 30 minutos de antecedência.