O que é mercado de energia livre?

Índice

O que é mercado de energia livre?

O que é mercado de energia livre?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios no qual empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar livremente o fornecimento de energia elétrica, em conformidade com a Regulamentação do setor.

Como funciona a venda de energia no Mercado Livre?

O Mercado Livre é um ambiente de negociação onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores.

O que faz uma comercializadora de energia?

As empresas comercializadoras compram energia por meio de contratos bilaterais no ambiente livre, podendo revender esta energia aos consumidores livres ou a outros comercializadores. Também podem revender aos distribuidores, neste caso apenas nos leilões do ambiente regulado.

Qual a vantagem do mercado livre de energia?

Uma das vantagens para quem compra energia deste mercado, é a garantia de não alteração dos preços. São feitos contratos que garantem ao comprador uma quantidade de energia a um preço. O preço no mercado livre de energia é negociado entre fornecedor e comprador.

Quais são os consumidores do mercado livre de energia?

Há dois tipos de consumidores no mercado livre de energia: os tradicionais e os especiais. Como as comercializadoras estão voltadas para consumidores de médio e grande porte, há quantidade mínima de energia que pode ser fornecida. Os consumidores especiais são aqueles que consomem 500 kW, no mínimo, por mês.

Qual a diferença do mercado livre de energia para o mercado cativo?

Mercado Livre de Energia – Como funciona? Qual a diferença do mercado livre de energia para o Mercado Cativo (tradicional)?

Como migrar para o mercado livre de energia?

A migração para o mercado livre de energia não é simples. O Ambiente de Contratação Livre requer um canal de comunicação aberto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Operador Nacional do Sistema (ONS) e também a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Postagens relacionadas: