O que é mercado de energia elétrica?
O que é mercado de energia elétrica?
O mercado de energia começa nas usinas geradoras de energia. No Brasil, a maior parte da energia gerada provém das hidrelétricas. ... Outros órgãos que devemos destacar são a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Quem pode comprar energia incentivada?
Os consumidores especiais podem contratar apenas energia incentivada, enquanto os consumidores livres podem comprar energia convencional ou incentivada.
Como funciona o mercado livre de energia?
Como funciona o mercado livre de energia? Há dois tipos de consumidores no mercado livre de energia: os tradicionais e os especiais. Como as comercializadoras estão voltadas para consumidores de médio e grande porte, há quantidade mínima de energia que pode ser fornecida.
Qual o potencial do mercado de trading de energia no Brasil?
Para o CEO, o mercado de trading de energia tem um grande potencial de expansão. “Pensando na commodity em si, estamos falando de um produto que todo mundo consome. O mercado livre pode ser aberto para todo consumidor, a depender do governo”. O mercado de trading de energia no Brasil é ainda jovem, mas caminha a passos largos.
Por que o mercado de energia oferece preços fixos?
“O mercado de energia, como outros de commodities, oferece preços fixo para os geradores e consumidores. O que fazemos é assumir um risco de variação do preço da energia”, explica Marcelo. “Compramos energia do gerador para oferecê-la ao consumidor – que pode ser uma indústria, um shopping ou um prédio comercial – por um preço fixo, ou vice-versa.”
Como foi criado o mercado livre de energia no país?
Durante o governo FHC, foi criado um mercado livre de energia no país, “Isso quer dizer que ele pretendia uma mesma lógica da indústria telefônica com suas operadoras: o consumidor poderia escolher o seu fornecedor de energia”, explica Marcelo Parodi, CEO da Compass Energia, empresa de trading.