Como funcionam os motores gasolina diesel 2 e 4 tempos?

Índice

Como funcionam os motores gasolina diesel 2 e 4 tempos?

Como funcionam os motores gasolina diesel 2 e 4 tempos?

Primeiro tempo – Compressão e Admissão: o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo rarefação no cárter. Logo após acontece a ignição e a combustão da mistura. Segundo tempo – Escape e Transferência de calor: os gases da combustão se expandem e o pistão desce, comprimindo a mistura no cárter.

Qual é o tempo produtivo do motor?

Portanto, o tempo produtivo ocorre na etapa de explosão. Damos o nome de ciclo de Otto, o ciclo termodinâmico representado pelo funcionamento de motores de combustão interna, cujo nome popular é conhecido como motores a explosão.

Como funciona um motor de quatro tempo é de dois tempos?

No primeiro tempo, o pistão sobe e comprimi a mistura no cilindro produzindo rarefação no cárter. Depois disso, acontece a ignição e a combustão da mistura. No segundo tempo, os gases da combustão se expandem e fazem o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter.

Qual é o motor de quatro tempos?

Motor de quatro tempos. O motor que normalmente equipa os automóveis é o motor de explosão ou de combustão de quatro tempos. Ele é chamado assim porque seu funcionamento se baseia exatamente em quatro estágios ou tempos diferentes. Veja cada um deles:

Como funcionam os motores de 2 tempos?

Os motores de 2 tempos produzem uma explosão a cada giro do eixo central. Podem funcionar em várias posições e são muito leves, o que os tornam ideais para equipamentos com peso reduzido, como as Motosserras e Roçadeiras. Esses tipos de motores são de construção mais simplificada, já que não possuem válvulas de admissão e nem escapamento.

Qual a vantagem de um motor em boas condições de funcionamento?

Um motor em boas condições de funcionamento oferece boa estanqueidade nesta fase e na de combustão, maximizando o desempenho. Válvulas com má vedação permitem o vazamento de parte da mistura ar/combustível e reduzem a eficiência da combustão, causando perda de potência e torque.

Como ocorre a diminuição da pressão no motor?

Ela acontece espontaneamente devido a diminuição do volume e o conseqüente aumento da pressão, que ocasiona um consequente aumento na temperatura. Em alguns motores, a razão entre o volume menor (gás comprimido) e o volume maior (gás expandido) é de 1/17 e a temperatura ultrapassa os 1000ºC podendo atingir em torno de 1200ºC.

Postagens relacionadas: