Como funciona o método esfera rolante?

Índice

Como funciona o método esfera rolante?

Como funciona o método esfera rolante?

O método da esfera rolante consiste em simular o rolamento de uma esfera com raio pré-definido em função do nível de proteção do SPDA (Tabela 2 da parte 3 da NBR 5914), sobre a edificação. ... Basta relacionar a altura dos captores, a distância entre eles e o raio da esfera, assim como representado na Figura 2.

Quais os tipos de SPDA?

Os métodos mais comuns utilizados na elaboração de projetos de SPDA são: Ângulo reto (Franklin), Eletrogeométrico (esfera rolante) e Malhas (Gaiola de Faraday). Em todos eles, temos know-how em projetar o SPDA escolhendo o melhor método para proteger a sua edificação.

Como fazer o cálculo de SPDA?

a soma das alturas dos pavimentos abaixo do captor analisado (exceto a altura do próprio pavimento do captor) à área de exposição (distância do captor até a posição da área); a altura de lançamento da área de exposição em relação ao pavimento.

O que é Eletrogeometrico?

O modelo eletrogeométrico delimita o volume de proteção oferecido por captores de um SPDA, independentemente da sua disposição ser: vertical (com hastes), horizontal (com cabos) ou mista.

Quantos níveis de proteção existem para dimensionamento do SPDA?

Esses níveis variam de 1 a 4, sendo o nível 1 o mais rigoroso. Basicamente, o nível de proteção considera as intensidades das corrente de raios que esperamos receber na edificação.

O que é SPDA e quais são seus subsistemas?

O SPDA externo pode ser isolado ou não-isolado da estrutura a ser protegida. Os sistemas externos não-isolados são compostos de 3 subsistemas: subsistema captor, subsistemas de descidas e subsistema de aterramento, sendo que o método de proteção mais utilizado atualmente é a Gaiola de Faraday.

O que é SPDA quais as suas características equipamentos e normas aplicadas ao sistema?

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga ...

Como fazer cálculo de Pára-raio?

Divida o diâmetro por 2. O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.

Como fazer o dimensionar Pararaio?

O cálculo do número de descidas é feito da seguinte forma: Imaginemos um galpão com dimensões de 20 x 40 metros, que determina um perímetro de cobertura 120 metros (soma de 40+40+20+20). Dimensionando um SPDA para Classe III, o sistema deverá possuir um total de oito condutores de descida.

Postagens relacionadas: