Como funciona o pagamento de adicional de periculosidade?
Índice
- Como funciona o pagamento de adicional de periculosidade?
- Quando o empregado tem direito ao adicional de periculosidade?
- Quais os profissionais que têm direito a periculosidade?
- Como receber o adicional de periculosidade?
- Como o adicional de periculosidade faz parte da Folha de pagamento?
- Quando ocorre a periculosidade?
- Qual a periculosidade do empregado?
![Como funciona o pagamento de adicional de periculosidade?](https://i.ytimg.com/vi/oPfclxtqCeE/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLALB-A2jgxyIKs-pLwDao7LT9zVmg)
Como funciona o pagamento de adicional de periculosidade?
O valor do adicional de periculosidade será o salário do empregado acrescido de 30%, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
Quando o empregado tem direito ao adicional de periculosidade?
QUAIS TRABALHADORES TEM DIREITO A RECEBER O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE? O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).
Quais os profissionais que têm direito a periculosidade?
Quais as Profissões Com Maior Índice de Periculosidade
- 1 - Veterinários. ...
- 2 - Fiscais de imigração. ...
- 3 - Operadores de tratamento de água. ...
- 4 - Técnicos de instrumentação médica. ...
- 5 - Coletores de lixo. ...
- 6 - Policiais e seguranças. ...
- 7 - Caminhoneiros e motoristas em geral.
Como receber o adicional de periculosidade?
O pagamento do adicional de periculosidade só deverá ser feito enquanto o trabalhador estiver exposto ao perigo. Caso a tarefa executada deixe de apresentar um risco para o indivíduo em questão ou esse seja transferido para uma atividade sem risco, ele deixa de receber o adicional.
Como o adicional de periculosidade faz parte da Folha de pagamento?
O adicional de periculosidade também faz parte dos cálculos da folha de pagamento e o gestor de recursos humanos precisa discriminar esse pagamento que incide sobre 30% do salário base do trabalhador sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações no lucro da empresa.
Quando ocorre a periculosidade?
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a periculosidade ocorre quando há possibilidade de morte durante a exposição ao risco, como a atuação com explosivos, radiação ou segurança pessoal.
Qual a periculosidade do empregado?
A periculosidade é caracterizada por perícia a cargo de Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho (MTE). VALOR A SER PAGO O valor do adicional de periculosidade será o salário do empregado acrescido de 30%, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa .