Como funciona o método Franklin?

Índice

Como funciona o método Franklin?

Como funciona o método Franklin?

O método de proteção por para-raios tipo Franklin consiste na utilização de um ou mais mastros com captores, de modo que todo volume da edificação a ser protegido fique dentro de uma zona espacial de proteção do sistema, no interior do cone de proteção criado pelo para-raio.

Como é construído um SPDA?

Captores em forma de malhas em gaiolas de faraday formam uma malha de condutores em torno de toda a edificação. É um método muito utilizado na Europa e é baseado na teoria de Faraday. Segundo ela o campo no interior de uma gaiola é nulo, mesmo quando passa por seus condutores uma corrente de valor elevado.

Qual método é mais eficiente Franklin ou Faraday?

Na comparação entre os três métodos levando em conta o nível de proteção, eficiência e custo, verificamos que, o método Gaiola de Faraday leva vantagens em pequenas construções já em edificações de grande porte o método eletromagnético é o de melhor relação custo beneficio.

Como calcular Pára-raio tipo Franklin?

O dimensionamento da área protegida pelo Método de Franklin é baseado em um cone imaginário, cuja aresta tem origem no topo da haste vertical (captor Franklin) considerada.

Como funciona o método eletromagnético esfera rolante )?

O método da esfera rolante consiste em simular o rolamento de uma esfera com raio pré-definido em função do nível de proteção do SPDA (Tabela 2 da parte 3 da NBR 5914), sobre a edificação. ... Basta relacionar a altura dos captores, a distância entre eles e o raio da esfera, assim como representado na Figura 2.

O que é instalação de SPDA?

Há diversos tipos de instalações de sistemas voltados à segurança, e um deles é a instalação de SPDA, que é uma sigla que significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, ou comumente conhecido como para-raios.

O que é o Sistema SPDA?

Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.

Como escolher o tipo de SPDA?

O tamanho da esfera deve ser proporcional ao nível de proteção desejado. É muito comum que o projeto de SPDA se baseie na combinação desses três tipos de sistemas de proteção contra Descargas Atmosféricas. A combinação é prevista pela norma NBR 5419, que regula a instalação de SPDAs no Brasil.

Qual é o melhor para raio?

Porém, a escolha mais comum é o cobre, que tem um desempenho melhor contra a corrosão. Além disso, para malhas, o alumínio é proibido, já que se degrada muito rapidamente com o contato com o solo.

Postagens relacionadas: