Como é feito o tratamento com ozônio?

Como é feito o tratamento com ozônio?
A ozonioterapia é uma terapia médica que consiste em administrar o ozônio no corpo, que é um gás composto por 3 átomos de oxigênio (O3), pois ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos, a aumentar a resposta do sistema imunológico a doenças infecciosas como feridas infectadas ou HIV, e ajudar a aliviar a dor crônica ...
Como funciona ozônio?
O ozônio é um gás formado naturalmente a partir da radiação ultravioleta na atmosfera do planeta e em processos controlados em laboratório. O gás é microbicida – isto é, elimina bactérias, fungos e vírus em superfícies e líquidos. Por isso, é usado na desinfecção de ambientes hospitalares e no tratamento da água.
Como obter o ozônio?
O ozônio é produzido através da exposição do oxigênio em uma excitação elétrica ou radiação solar. O oxigênio é um gás alótropo, em química, isso significa que o oxigênio é um dos elementos químicos que conseguem formar substâncias diferentes agregando-se unicamente em quantidades de átomos diferentes.
Quem não pode fazer ozonioterapia?
O procedimento só não é indicado para pacientes com deficiência relacionada à enzima G6PD, pois sua ausência ou deficiência é responsável por causar a destruição em massa das hemácias, células do sangue com função de transportar oxigênio.
Porque o ozônio é perigoso?
Por ser extremamente reativo, o ozônio se transforma em um elemento tóxico capaz de atacar proteínas, destruir microorganismos e prejudicar o crescimento de vegetais. Ele é produzido naturalmente na estratosfera pela ação fotoquímica dos raios ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio, e é benéfico. Não pare agora...
Qual o efeito do ozônio?
O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio que tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti-sépticas, além de ter um efeito de melhora da oxigenação dos tecidos, assim como fortalecimento do sistema imune.
Como usar o ozônio no SUS?
No Brasil, houve muita controvérsia sobre sua utilização, mas finalmente em julho de 2018 o Ministério da Saúde autorizou o SUS a utilizar o ozônio como “tratamento complementar”. Mesmo assim, são raros os hospitais onde o ozônio esteja realmente sendo empregado.
Como é produzido o ozônio na natureza?
Na natureza o Ozônio é produzido de duas formas, contato da radiação ultra violeta UV do sol com o oxigênio na atmosfera e através das descargas elétricas naturais (raios).
Por que o ozônio é um gás parecido?
Mas do que estamos falando é do uso médico do ozônio, através da ozonioterapia, e antes de entender essa técnica precisamos saber que ele se trata de um gás parecido, molecularmente, com o oxigênio — porém com um átomo a mais. Não tem cor, conta portanto com três átomos de oxigênio e pode ser tanto inofensivo quanto perigoso.