Como é feito o processo de flotação?

Índice

Como é feito o processo de flotação?

Como é feito o processo de flotação?

A flotação é um tipo de processo físico de separação de misturas heterogêneas. Essa técnica consiste em adicionar bolhas de ar ao meio para que as partículas em suspensão no líquido aglutinem-se a essas bolhas. A espuma formada pode então ser removida, arrastando consigo as partículas de impurezas.

Como ocorre o processo de catação?

A catação é um processo considerado rudimentar e manual, isto porque é um processo bem simples. Isto é, ele é feito com a ajuda de algum instrumento como uma colher, uma pinça ou até mesmo com as mãos. Ou seja, manualmente os componentes podem ser retirados da mistura.

O que é flotação exemplos?

Se tivermos uma mistura de areia e serragem, por exemplo, ao adicionarmos água, nenhum dos dois componentes da mistura será dissolvido (flotação). Como a serragem é menos densa que a água, ela flutuará, e a areia será deslocada para o fundo do recipiente (ela é mais densa que a água).

Onde é usada a flotação?

Um dos principais usos que se dá à flotação é na separação de minerais. Mas há ainda outras funções da flotação, como por exemplo, na obtenção de corantes. A flotação é utilizada também no combate à poluição dos rios. O método serve para tratar a água e os esgotos.

Postagens relacionadas: