Quais as etapas do processo de mediação?

Índice

Quais as etapas do processo de mediação?

Quais as etapas do processo de mediação?

Etapas da mediação extrajudicial

  • pré-mediação;
  • reunião de informações;
  • identificação de questões, interesses e sentimentos;
  • esclarecimento das controvérsias;
  • resolução de questões;
  • registro das soluções encontradas.

Quem fala primeiro na mediação?

O mediador deve manter a escuta ativa sempre presente, retirando o foco das posições e buscando identificar os interesses, conduzindo à construção de novas perspectivas para o futuro e à reformulação dos papéis dos participantes. Vale ressaltar que o primeiro a falar deve ser o solicitante.

Qual a importância da mediação?

Lis Weingärtner, lista três questionamentos básicos da mediação, destacando a importância da fase preliminar: “O primeiro é relativo ao conflito que os levou a solicitar a mediação e se o mesmo pode ser objeto da mediação. O segundo sobre o efetivo interesse das partes em se submeter ao processo.

Como a mediação deve ser realizada?

A mediação deve ser realizada observando-se os seguintes princípios: 1 busca pelo consenso; 2 confidencialidade; 3 competência; 4 decisão informada; 5 imparcialidade; 6 isonomia entre as partes; 7 independência e autonomia; 8 respeito à ordem pública e as leis vigentes; More ...

Quais são as etapas da mediação?

Regida pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada, a mediação é dividida, para alguns doutrinadores, em cinco etapas: pré-mediação, investigação, “cáucus”, criação de opções e fechamento. 1.1.

Quais são os princípios da mediação?

Princípios da Mediação 1 empoderamento; 2 validação; 3 informalidade; 4 oralidade; 5 boa-fé; 6 simplicidade; More ...

Postagens relacionadas: