Como funciona um pregão de licitação?
Índice
- Como funciona um pregão de licitação?
- O que é licitação por pregão?
- Como funciona a modalidade pregão?
- Quais os tipos de pregão?
- Quanto tempo demora um pregão presencial?
- O que é pregão e como funciona?
- Quando usar a modalidade de pregão?
- Como o pregão se insere na licitação?
- Qual a obrigatoriedade da licitação?
- Qual a nova modalidade de licitação?
- Qual a forma de convocar a licitação?
Como funciona um pregão de licitação?
O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por todos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação. A disputa entre os licitantes é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.
O que é licitação por pregão?
O que é o Pregão? É uma modalidade de licitação do tipo menor preço, para aquisição de bens e de serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado, e a disputa é feita por propostas e lances sucessivos, em sessão pública, presencial ou eletrônica.
Como funciona a modalidade pregão?
O Pregão Presencial é utilizado para a aquisição de bens e serviços comuns. Essa disputa é realizada em sessão pública, através de propostas de preços escritas e lances verbais, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.
Quais os tipos de pregão?
São elas: concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão. O pregão, por sua vez foi instituído em 2002, através da lei nº 10.520/02 e regulamentado pelo decreto nº 3.555/2000.
Quanto tempo demora um pregão presencial?
O prazo para envio do pedido de esclarecimento, por licitante ou cidadão, no pregão presencial, é de até dois dias úteis antes da data da sessão (art. 12, Decreto 3.555/00). Já, no pregão eletrônico, o prazo para envio de pedido de esclarecimento é de três dias úteis anteriores à sessão (art. 19, Decreto 5.450/05).
O que é pregão e como funciona?
O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.
Quando usar a modalidade de pregão?
O pregão foi criado para ser utilizado nas aquisições de bens e serviços comuns, visando desburocratizar os procedimentos realizados nas modalidades da Lei 8.666/93 e, consequentemente, a celeridade na contratação.
Como o pregão se insere na licitação?
O Pregão se insere como a nova modalidade de licitação. É isso que será demonstrado. 1. Introdução A Administração Pública tem um papel fundamental na sociedade que é o de atender aos interesses da coletividade.
Qual a obrigatoriedade da licitação?
O ordenamento brasileiro, em sua Constituição Federal de 1988 (art. 37, inciso XXI), determinou a obrigatoriedade da licitação para todas as aquisições de bens e contratações de serviços e obras, bem como para alienação de bens, realizados pela Administração no exercício de suas funções.
Qual a nova modalidade de licitação?
Entretanto, a medida provisória n.º 2.182-18, editada em 01, instituiu, no âmbito da União, uma nova modalidade denominada Pregão. O objeto do presente artigo é justamente essa nova modalidade de licitação.
Qual a forma de convocar a licitação?
CARTA CONVITE é a forma de se instrumentalizar a convocação da modalidade de licitação denominada Convite, prevista no Artigo 22, parágrafo 3º da lei 8.666 /93. Normalmente ela é utilizada para compras pequenas. [5]