Como ocorre o processo de oxicorte?

Índice

Como ocorre o processo de oxicorte?

Como ocorre o processo de oxicorte?

O oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro. A construção básica do processo consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até o mesmo atingir seu ponto de ignição.

Qual a principal aplicação do processo de oxicorte?

O oxicorte é aplicado para a preparação das bordas das peças, em situações em que elas sejam de espessura substancial. Além disso, tem aplicabilidade para o corte de barras de aço carbono de baixa liga e outros tipos de elementos ferrosos.

Como é definido o bico de corte s ser utilizado no processo?

Os bicos de corte são montados na cabeça do maçarico de modo a conservar separadas as misturas dos gases de pré-aquecimento do O2 de corte, servindo também para direcionar os mesmos para a superfície a ser cortada por meio dos orifícios do seu interior.

Quais os consumíveis do processo oxicorte?

Gases Combustíveis Os gases que podem ser utilizados são Acetileno, Propano, GLP, Gás de Nafta, Hidrogênio e Gás natural.

Como cortar com oxicorte?

Técnicas de operação do oxicorte

  1. Direcionar a chama para a borda da chapa mantendo o cone afastado de 3mm a 4mm;
  2. Aquecer o local até obter uma coloração vermelho claro;
  3. Afastar levemente o maçarico da borda da chapa;
  4. Abrir levemente a válvula de oxigênio de corte;
  5. Avançar o maçarico com um movimento firme e uniforme.

Quais as características de um bom corte Oxiacetilênica?

Pureza de oxigênio A pureza do oxigênio deve ser pelo menos 99,5%. Uma diminuição no grau de pureza de 1% irá tipicamente reduzir a velocidade de corte de 25% e aumentar o consumo de gás de 25%.

Qual o tipo de maçarico utilizado nas atividades de oxi corte?

Existem diversos tipos de maçaricos de corte. Eles dispõem de válvulas de oxigênio e de acetileno para ajuste da chama, e de um volante para ajuste do oxigênio de corte. Como na solda, os maçaricos podem ser de dois tipos: injetores e misturadores.

Qual o procedimento adequado para acender e apagar a chama no processo oxi gás?

Como acender e apagar o maçarico Para apagar o maçarico, feche primeiro o acetileno, depois o oxigênio. Mesmo em caso de retrocesso da chama, nunca deixe a válvula aberta, a mangueira resiste à chama o suficiente para um correto fechamento dos cilindros de gás.

Quais os aspectos que influem no corte oxicombustível?

  • Carepas ou ferrugem na superfície da chapa.
  • Bico muito pequeno.
  • Chama de pré aquecimento muito fraca.
  • Alta ou baixa velocidade de corte.
  • Distância excessiva do bico/peça.
  • Baixa pressão do O2 de co.
  • Velocidade de corte excessiva.
  • Distância bico/peça muito grande.

Quais os aspectos que influem no corte Oxicombustivel?

Variáveis oxicorte Vários são os aspectos que influem no corte oxicombustível, segue-se uma descrição dos principais fatores e sua influência: Pré aquecimento do metal de base Ao se fazer o pré aquecimento do metal de base, a potência da chama de aquecimento pode ser diminuída, assim como o diâmetro do bico, havendo ...

Quais são os benefícios do oxicorte?

Oxicorte é um dos processos de corte mais largamente usada com os seguintes benefícios: Portanto, não é surpreendente que o processo possa ser utilizado para uma gama diversificada de aplicações de corte áspero manual e sucata de corte para corte de contorno de precisão em sistemas totalmente automatizados.

Quais são as características do oxicorte?

Como pôde ver, as características do processo de oxicorte são bastante específicas. Saber quais os gases utilizados e como funciona o processo inteiro é importante para realizar um bom trabalho. Esse texto foi uma possibilidade de aprofundar seu conhecimento das características do oxicorte.

Por que o metal é exposto ao oxigênio?

Em seguida, o metal é exposto a um jato de oxigênio puro que causa sua oxidação. Esta reação do oxigênio com o metal produz uma quantidade de calor suficiente para fundir o óxido formado, que é arrastado pelo oxigênio, promovendo assim a separação do material.

Qual a quantidade de oxigênio necessária para a queima do maçarico?

O fósforo influi muito pouco na cortabilidade. O enxofre contido em aços também não atrapalha a cortabilidade. Para a queima completa de 1 m³ de acetileno são necessários 2,5 m³ de oxigênio. O maçarico, porém, recebe para 1 m³ de acetileno somente 1 m³ de oxigênio através do cilindro.

Postagens relacionadas: