O que é a residência em Medicina?
O que é a residência em Medicina?
A residência médica é um programa de pós-graduação destinado pra médicos que já se formaram e obtiveram o registro profissional junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).
O que é ser um residente?
Significado de Residente [Medicina] Que faz residência; que permanece por obrigação no lugar em que trabalha. substantivo masculino e feminino Pessoa que reside, que mora em algum lugar ou faz residência em algum hospital: engenheiro-residente, médico-residente.
Como funciona a residência médica?
Como funciona a residência médica? Após escolher a especialidade, o processo seletivo para a residência médica consiste em uma prova teórica, que apresenta cerca de 100 perguntas sobre os assuntos vistos durante o curso. Essa etapa representa 90% da avaliação. Os outros 10% são divididos entre entrevista e análise de currículo.
Quando começou o programa de residência médica no Rio de Janeiro?
O primeiro programa de Residência Médica surgiu no Brasil em 1945, na área de Ortopedia no Hospital das Clínicas da USP. Depois, foram criados os programas em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia no Instituto de Previdência e Assistência do Servidor do Estado do Rio de Janeiro (IPASE).
Por que o médico não faz a residência médica?
Quando o médico tem só o diploma de graduação e não faz a Residência Médica, sua atuação no mercado é apenas generalista. O que o profissional pode fazer é uma especialização na área de sua preferência oferecida por diferentes instituições de ensino, públicas e privadas.
Quando começou a regulamentação da Residência Médica?
A regulamentação da Residência Médica no Brasil ocorreu em 1977. No entanto, até hoje existem muitas dúvidas sobre sua legislação. Padrão ouro na especialização médica, a residência é regida por leis específicas tornando o cenário “confuso”.