Como funciona o roteamento BGP?

Índice

Como funciona o roteamento BGP?

Como funciona o roteamento BGP?

O BGP é um protocolo de conversa e tem como função principal a troca de informações de roteamento. Assim, quando um novo roteador se conecta a uma rede, os roteadores da rede conversam entre si e atualizam suas tabelas de rotas. O mesmo acontece quando alguma rota se altera.

O que é o protocolo BGP?

O Border Gateway Protocol (BGP), ou protocolo de rotador de borda, como pode ser traduzido para o português, é um protocolo de roteamento externo responsável por conectar a redes que formam a Internet. É um protocolo que agrega tudo e usa o TCP como o protocolo de transporte, na porta 179.

O que é um protocolo de roteamento e como ele funciona?

Um protocolo de roteamento especifica como roteadores se comunicam uns com os outros, a distribuição de informações que permite selecionar rotas entre quaisquer dois nós em uma rede de computadores. Algoritmos de roteamento determinam a escolha específica da rota.

Onde o protocolo BGP pode ser utilizado?

O protocolo Border Gateway Protocol (BGP) foi projetado para atuar no roteamento de borda, transmitindo informações sobre toda sua estrutura de rede entre sistemas autônomos (AS). É o protocolo usado entre provedores de serviços de Internet, mas também pode ser usado entre uma empresa e um ISP.

Qual tipo de mensagem BGP notifica aos roteadores pares que um dispositivo está ativo?

Keep-alive – notifica aos roteadores BGP pares que um dispositivo está ativo.

O que é o protocolo OSPF?

OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.

Qual é o objetivo do processo de routing?

Protocolos de roteamento são desenvolvidos para trocar para uma rota alternativa quando a rota primária se torna inoperável e para decidir qual é a rota preferida para um destino. Em redes onde existem várias alternativas de rotas para um destino devem ser utilizados protocolos de roteamento.

Qual protocolo de roteamento usar?

Protocolos de Roteamento Interno

  • RIP (Routing Information Protocol) ...
  • IGRP (Interior Gateway Protocol) ...
  • EIGRP (Enhanced IGRP) ...
  • OSPF (Open Shortest Path First) ...
  • Integrated IS-IS (Intermediate System to Intermediate System Routing Exchange Protocol) ...
  • BGP (Border Gateway Protocol)

O que é e como funciona o protocolo Eigrp?

O EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) é um protocolo avançado de roteamento por vetor da distância, desenvolvido primeiramente como um protocolo proprietário da Cisco. ... O EIGRP proporciona compatibilidade e interoperação direta com os roteadores IGRP.

Como o BGP funciona?

Como o BGP funciona? O BGP usa o TCP como o protocolo de transporte, na porta 179. Dois roteadores BGP formam uma conexão de TCP entre uma outra. Estes roteadores são roteadores de peer. Os mensagens de intercâmbio dos roteadores de peer para abrir e confirmar os parâmetros de conexão.

Por que os roteadores BGP não enviam atualizações de rotas?

Roteadores BGP não enviam regularmente atualizações de roteamento planejadas e as atualizações de rotas informam somente a trajetória ótima para uma rede. BGP usa uma única métrica para determinar a melhor trajetória para uma dada rede.

Qual o número de versão do BGP?

O BGP mantem um número de versão da tabela de BGP. O número de versão é o mesmo para todos os peers BGP. O número de versão muda sempre que o BGP atualiza a tabela com alterações de informação de roteamento. A emissão dos pacotes keepalive assegura que a conexão entre os peers BGP esteja viva.

Qual é o identificador do BGP?

Identificador do BGP (BGP Identifier) – fornece um identificador BGP do transmissor (endereço IP) determinado na inicialização sendo idêntico para todas as interfaces locais e para todos os BGPs pares. Comprimento dos parâmetros opcionais (Optional Parameters Length) – indica o comprimento do campo opcional de parâmetros (se existir).

Postagens relacionadas: