Como fazer a contabilidade de uma factoring?
Como fazer a contabilidade de uma factoring?
Ao vender os direitos creditórios para as empresas de factoring, a diferença entre o valor adquirido para o valor do título do crédito deve ser reconhecida para a correta apuração do lucro líquido de determinado período. A contabilidade é básica, onde deve se prestar contas do valor recebido e dos valores a receber.
Como é feita a operação de factoring?
O factoring é um tipo de operação financeira que permite levantar recursos através da antecipação de dívidas, por meio da venda de direitos creditórios. Em outras palavras, a empresa negocia seus recebimentos a prazo, de modo a se capitalizar no mercado. Esse tipo de prática também é chamada de fomento mercantil.
Qual a carga tributária de uma factoring?
A sociedade de factoring pagará neste imposto à alíquota de 15% sobre o lucro real, isto é, o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo Regulamento (Decreto-Lei 1.598/1977, artigo 6º).
Como contabilizar compra de títulos?
Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “títulos/duplicatas negociadas”, e tem natureza credora.
Como funciona recompra de títulos?
Como funciona a recompra de títulos? A solicitação de recompra de títulos é um procedimento comum dentro das operações de factoring. ... Para efetuar a negociação, a empresa de fomento mercantil pode receber o valor correspondente em dinheiro, à vista ou parcelado, ou através do repasse de novos títulos creditórios.
Como funciona uma operação de fomento?
Após realizar o fechamento da venda de um serviço ou produto, em um contrato de fomento mercantil, a empresa concede os direitos creditórios para a empresa que está realizando a operação de factoring com o objetivo de obter o valor à vista, mas com o desconto de algumas taxas e encargos operacionais.
Quanto preciso para abrir uma empresa de factoring?
É recomendado que se inclua no contrato social o valor de R$ 100 mil. Esse número é considerado o mínimo necessário para se abrir uma factoring, embora muitos empreendedores necessitem de mais verba, de até R$ 150 mil.